Depois de muito tempo sem escrever no blog retorno como o titulo já indica, esse ano em Ribeirão começamos com o ano a todo vapor, fizemos um debate com estudantes sobre a importância do movimento estudantil, levamos uma delegação para a Bienal e Coneb da UNE em Salvador com 31 pessoas ao todo de Ribeirão, infelizmente não estive presente por motivos maiores, e esse ano promete, pois temos um ano que se inicia uma crise que ainda não chegou de fato ao Brasil, graças à irresponsabilidade do capital especulativo na presença das empresas norte americanas, um ano que o neoliberalismo entra em crise e que a alternativa socialista de uma sociedade justa, fraterna, sem classes se torna mais que uma opção.
Temos uma demanda por políticas públicas voltadas para a educação e o movimento estudantil organizado tem que cumprir um papel de destaque nessa discussão, por isso esse ano é vital a organização e funcionamento do conselho Municipal da Juventude, reativação da UERP (União dos estudantes de Ribeirão Preto), Congresso da UEE (União do estudantes de São Paulo), Congresso da UNE (União nacional dos Estudantes) , os desafios são muitos, mas acredito que a juventude de Ribeirão não foge a luta e clama por direitos, esse é o lema da nossa Juventude Socialista de Ribeirão.
quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009
quinta-feira, 30 de outubro de 2008
sexta-feira, 25 de julho de 2008
UBES 60 ANOS DE LUTA!

Hoje é um dia muito especial para todos estudantes secundaristas e jovens, pois se comemora 60 anos de luta de uma entidade que preza pela educação pública de qualidade e por uma sociedade mais justa, fundada em 1948, na Praia do Flamengo, número 132, ao lado da UNE, foi uma das protagonistas da vitoriosa campanha "O Petróleo é nosso", que culminou em uma das maiores conquistas do nosso povo: a Petrobras.
A entidade destacou-se nas lutas pelo fim da ditadura militar e pela redemocratização do país, se destacando com uma enorme contribuição na formação de lideranças estudantis e de avanços como o voto aos 16 que foi uma conquista dos secundaristas, em 1992, a luta pela derrubada de Fernando Collor do governo central foi majoritariamente impulsionada por milhares de estudantes secundaristas e o governo neoliberal de Fernando Henrique Cardoso foi intensamente criticado através de manifestações e repúdio pelos secundaristas.
Atualmente a entidade trava uma luta por uma nova escola, mais inclusiva e que os jovens tenham um papela mais participativo nesse processo, nas palavras de seu diretor de politicas institucionais Thiago Mayworm :
"Defendemos uma escola que, além de valorizar a cultura e a história afro-brasileira, ensine sociologia e filosofia no ensino médio, que garanta materiais didáticos aos estudantes, bibliotecas, laboratórios de ciências e de informática com acesso à banda larga, que seja um espaço onde a comunidade escolar (funcionários, estudantes, pais e professores) tenham o direito de eleger seu diretor e participar da gestão através dos conselhos escolares, dos grêmios estudantis e demais instrumentos de participação. Lutamos por uma escola que valorize o profissional de educação com salários dignos e boas condições de trabalho e que sirva ao desenvolvimento nacional e à soberania do Brasil. Também queremos uma escola que apresente futuro, que esteja aberta à toda a comunidade por período integral, com atividades extra-curriculares ligadas à ciência, ao lazer, ao esporte, à educação, à cultura e ao incentivo da profissionalização."
O desafio é grande, mas com o protagonismo dos jovens secundaristas com certeza essa batalha está com o destino certo da vitória, por mais 60 anos de luta e conquistas, parabéns Ubes.
Fábio Sardinha
Estudante e presidente da UJS - RP
sexta-feira, 18 de julho de 2008
Incrível como em poucas palavras a jornalista sintetiza a dura realidade imposta aos brasileiros pelos bancos no Brasil, até quando vamos ter nossa renda assaltada legalmente por esses grupos, que apenas especulam e não geram empregos de fato, pelo contrário, apenas terceirizam e exploram muitos funcionários com uma lógica perversa de acumulo de lucros, aproveitando toda a operação da PF que colocou Dantas atrás das grades, ('por pouco tempo, graças ao grande Gilmar Mendes') não poderia deixar de inserir esse vídeo clássico por assim dizer.
quarta-feira, 9 de julho de 2008
GLOBALIZAÇÃO PRA QUEM???

A globalização atual é perversa, fundada na tirania da informação e do dinheiro, na competitividade, na confusão dos espíritos e na violência estrutural, acarretando o desfalecimento da política feita pelo Estado e a imposição de uma política comandada pelas empresas.- Milton Santos, em "Por uma outra Globalização", Editora Record.
Essa passagem do grande Milton Santos em minha opinião retrata muito bem a realidade que nós congregamos e a influência e tirania do capital estende seus laços por toda sociedade através da família, relações afetivas e não poderia deixar de influenciar o espaço que envolve mais poder, que é a política, escrevo isso, pois uma eleição municipal se avizinha e é nesse momento que as forças do grande capital escolhem seus candidatos que vão representá-los no próximo mandato, e essa eleição vai influenciar muito as próximas eleições presidenciais e pode até defini-la dependendo da correlação de forças que estiverem representadas, então é necessário e urgente que as organizações populares se aprontem para essa disputa, que uma direita raivosa tem sede de retornar ao seu posto de comando do País, é importante sabermos identificar nossos candidatos a vereador e a prefeito que de fato estejam em sintonia com as demandas populares, candidatos que possuem uma história de luta e defesa dos avanços sociais, como um estado forte e presente, que de garantias mínimas para a sociedade, como uma saúde decente e educação pública de qualidade principalmente, não podemos nos iludir e nem deixar se ludibriar com campanhas milionárias que prometem resolver tudo como num passe de mágica, com a resolução 22.718 do TSE, muita coisa vai ser diferente nessa eleição, onde o que vai contar é o contato pessoal, é esse o momento de questionar o candidato e saber de fato quais são suas reais intenções, é necessário mudar, e não mudar por apenas mudar, mas sim transformar essa realidade, a escolher candidatos que tenham um projeto coletivo de transformação social, onde as demandas sociais sejam atendidas em sua plenitude, esse é o caminho que deve ser trilhado para avançarmos nas conquistas sociais e rompermos com a lógica assistencialista que acorrenta e subestimam uma população carente para promover candidatos oportunistas e lacaios do grande capital que representam empreiteiras e demais empresas que possuem laços estreitos com os serviços públicos, em Ribeirão isso não é ficção, mas uma dura realidade temos uma câmara que não se renova campanhas custeadas com dinheiro público, gastos com combustível na ordem de R$ 600,00, jetons, 13°, campeã em projetos inconstitucionais, vereadores com permanência de 40 anos no mandato, até quando isso vai continuar? Esse é o momento de dizer uma basta para esta farra nas costas do povo, e esse basta é na hora do voto que representa a vontade popular sobre o futuro de uma Cidade e País, chega da imposição de uma política ditada por empresas e um seleto grupo, e que a vitória seja da unidade popular para transformação social efetiva e permanente, vamos se organizar para mudarmos a correlação de forças nessa sociedade e que o campo popular seja vitorioso.
Fábio Sardinha
Professor e estudante
Professor e estudante
sexta-feira, 4 de julho de 2008
Assinar:
Postagens (Atom)


