terça-feira, 15 de julho de 2014

Por uma Nova Politica



Biografia Politica:

Fábio Sardinha

Fábio Henrique Granados Sardinha sou comunicador formado pelo SENAC onde atuei em programa de rádio comunitário na rádio educativa, sempre defendendo a democratização dos meios de comunicação participando dos principais fóruns de debate sobre essa temática,  também professor de História formado no ano de 2007, hoje ministrando aulas na rede pública de ensino do Estado de São Paulo, recentemente fui eleito Conselheiro Estadual na Apeoesp onde lutamos por melhores condições de trabalho, salário e qualidade de vida para professores, professoras e alunos da rede pública paulista.
Iniciei minha trajetória no movimento estudantil em 1999, quando ganhei a eleição do Grêmio tradicional de nossa cidade Olavo Bilac na escola estadual Otoniel Mota, lutando por uma educação pública de qualidade junto com os professores que desde daquela época tinham seu salários sucateados, também na mesma época fizemos vária manifestações pelo passe livre estudantil em nossa cidade.
Em 2003 participei do Fórum Social Mundial em Porto Alegre com uma oficina sobre Conselhos Municipais de Juventude como também participei em 2004 do Plano Nacional de Juventude representando a cidade, e nesse ano tive o prazer de presidir o conselho municipal de juventude que foi organizado no mesmo ano, fui candidato a vereador em 2004 fazendo um trabalho junto à juventude e famílias que resultou em 356 votos.
Em 2005 iniciei a faculdade de História onde ingressei no diretório acadêmico que tive o prazer e honra de presidir participando das atividades como diretor da UEE-UNE lutando contra a mercantilização da educação e lutando contra os abusos das mensalidades, foi nesse período que me filiei à União da Juventude Socialista (UJS).
Dois anos depois, em 2008 era presidente da UJS municipal e diretor estadual da entidade e já atuando como Vice Regional UEE colaborando na organização dos diretórios acadêmicos e nas lutas do movimento estudantil fui candidato novamente pelo Partido Comunista do Brasil (PcdoB), onde tive 459 votos para vereador.
Também ingressei no curso de Jornalismo durante o ano de 2010 no Centro Universitário Barão de Mauá onde tive o prazer de presidir o Diretório Acadêmico desenvolvendo vários trabalhos junto aos estudantes, trabalho esse que desencadeou uma ação civil no Ministério Público por abuso de mensalidades, devido ao alto custo das mensalidades, tive que trancar o curso e comecei Radialismo no SENAC e paralelamente desenvolvendo um trabalho em rádio comunitária em 2011, tive o prazer de ser um dos organizadores da etapa municipal da conferência municipal de juventude em nossa cidade e da etapa regional, onde fui eleito delegado representando a cidade nas etapas estaduais e nacional da conferência, onde aprovamos o estatuto da juventude e o plano nacional de juventude, todo este trabalho resultou em uma das maiores vitórias da Juventude Ribeirão Pretana que foi o Passe Livre estudantil, que devido a nossa mobilização a partir do ano de 2013 nenhum estudante da rede pública municipal e estadual não paga pelo transporte em nossa cidade, no dia 15 de dezembro de 2011 esta medida foi anunciada onde estive presente na prefeitura de nossa cidade representando os estudantes.
Em 2012 disputei eleições municipais, onde com muita luta com apoio de amigos, familiares e movimento que participamos tivemos a 2° colocação no Partido com 1036 votos para vereador.
Também em 2013 atuando em nosso sindicato Apeoesp denunciando os problemas da escola pública paulista e através de muita luta e organização garantir avanços para educação com a devida valorização dos professores e professoras, deviso a essa luta fui eleito como Conselheiro Estadual em conjunto com mais 14 professore e professoras que hoje fazem parte também da direção executiva da Apeosep subsede de Ribeirão Preto.
Sempre morei no bairro Adelino Simioni onde em conjunto com os moradores desenvolvemos trabalhos pela valorização do bairro, já fiz parte da associação de moradores e hoje atuo também em escola do bairro e em curso popular comunitário para jovens de escola pública ingressarem na universidade.
Procuro na organização de um mandato de fato popular construído com o povo e para o povo, dedicado ao desenvolvimento de nossa Cidade e de nosso Estado atrelado as demandas de nossa sociedade, buscando o fortalecimento de um projeto de transformação de nossa sociedade, pela defesa dos interesses da juventude e dos trabalhadores.


Principais Propostas:


Sempre atuei na política com a premissa de que política tem que ser feita para mudar a vida das pessoas.

Sempre me coloquei a disposição para ser um instrumento de luta pelos nossos sonhos.

Todos os homens e mulheres que almejam construir uma sociedade mais justa precisam saber ouvir a população com o coração aberto e ter muita humildade para aprender.
Nesses último doze anos o Brasil mudou muito.

Nosso país avançou no combate a pobreza extrema, a renda média do brasileiro cresceu mais, pessoas tiveram acesso à universidade e nos tornamos uma Nação com mais protagonismo mundial.

O Brasil mostrou que é possível governar com competência e com o coração. Que é possível fazer desenvolvimento e justiça social ao mesmo tempo. Não há contradição!

O Brasil elegeu o primeiro operário e a primeira mulher Presidente em sua história, nós amadurecemos, vivemos um grande momento para as cidades!

Mas mesmo assim Ribeirão Preto e nosso Estado precisa e carece de avançar mais, é preciso ter mais creches para as mães trabalhadoras; melhorar o sistema de saúde de nossa cidade, melhorar a qualidade do nosso Transporte Coletivo, trazer mais segurança para as famílias porque a insegurança ainda é uma realidade em nossa cidade – sejam as pessoas mais pobres vitimas do tráfico e da violência, sejam as famílias de classe média vitimas do assalto e também das drogas.

E é exatamente por isso que estou aqui,  dois anos depois de minha última disputa para vereador, pois temos um passivo de problemas sociais e temos a obrigação de nos projetarmos para o futuro. Por isso concorro pela primeira vez a Deputado Estadual.

Meu adversário nessa eleição não é outro candidato. Não é ele quem nós vamos desafiar nessa campanha.

Meus adversários são os problemas de nossa cidade e de nosso Estado, e são por eles que me coloco a disposição para mudarmos essa realidade e isso só será possível através de nossa organização unidos em um único objetivo de que é possível fazer política de forma diferente com o povo e para o povo , e isso só é possível porque acredito no povo de nosso Estado, se o Brasil pode mudar, nosso Estado também pode e isso só depende de nós.

Eu quero ser Deputado Estadual para interromper esse ciclo em que os governos mudam, mas os mesmos problemas ficam, só podemos mudar a realidade quando mudamos de atitude, e faço um clamor que nesse ano sermos ousados em mudar o voto, não só votando no novo, mas o novo que possibilita de fato as mudanças necessárias.

Meus adversários são os problemas da população, e meus aliados são as pessoas de nossa cidade.

Cada cidade tem a sua alma, e na alma de Ribeirão Preto temos a distinção e pioneirismo de nossa tradição do período do café, a nossa inconformidade com as injustiças sociais que nesse ano resultaram em uma verdadeira mudança nos rumos políticos de nossa cidade, e isso ficou evidente nos últimos desdobramentos de nossa cidade como nas organizações das conferências municipais que desencadearam no passe livre estudantil, nas manifestações na câmara por mais transparência e dialogo com a população se tornaram ícones de nossa história política.

Eu quero ser um Deputado que encarne essa alma das mudanças necessárias, e fazer um mandato que se reencontre com o espírito que sempre marcou essa cidade. O espírito corajoso, ousado, inovador que vêm das ruas e das casas daqueles que principalmente não agüentam mais essa maneira de fazer política atrasada e atrelada ao coronelismo de plantão que ainda persiste em nossa cidade, mas já se encontra em plena decadência.

Porque queremos ser a 1ª capital do Brasil em cobertura da rede de saúde da família, sendo ribeirão a capital da saúde pública de qualidade com o melhor serviço de saúde pública do Brasil. Não queremos ser, entre as cidades, a que tem a menor cobertura de creches.

Queremos ser a capital nacional do cuidado com a infância, de verdade, e não só na propaganda.

Porque nós não nos conformamos em ter índices de roubo e furtos maiores de nossa região.

Precisamos reencontrar esse espírito de mudança porque o transito da nossa cidade precisa de soluções pra agora, não podemos esperar  15 ou 20 anos.

Nossa economia precisa ocupar um espaço mais importante nesse Brasil que cresce, investindo na economia criativa, na alta tecnologia, atraindo empresas e sim, baixando impostos para o crescimento de nosso distrito industrial.

Quando os problemas não mudam, como resolvê-los? Mudando as idéias, as saídas, e a atitude com que se enfrentamos esses problemas.

Por isso, o que a nossa cidade precisa não é a mera continuidade do que aí está em nossa Assembléia Estadual. Ela precisa de uma alternativa mais avançada, sintonizada com o Brasil e com o nosso tempo. E mudar a atitude e o jeito de fazer significa modernizar a forma de atuação dos Deputados Estaduais. Eu quero uma Assembléia inovadora, moderna para nosso Estado e atrelada às mudanças necessárias para o nosso povo.

Em 2014 avançar significa mudar, modernizar com ousadia e atitude!

Modernizar significa menos conchavos políticos, e mais especialistas no comando do serviço ao cidadão. Buscar na inteligência da cidade as saídas que a política tradicional não consegue mais produzir. Moderno é valorizar o funcionalismo público Estadual!

Modernizar a gestão é ser transparente de verdade, é fazer do orçamento Participativo um instrumento de controle do governo pela comunidade, e não um palco de proselitismo político.
É governar com metas e em parceria com a população. É usar a informatização e a comunicação pra acabar com as filas de saúde, pra tornar nosso Estado mais seguro.

Modernizar a gestão é uma nova atitude política, é gastar mais em ciclovias, e menos na propaganda de ciclovia.

Modernizar é fazer atual o sonho de erradicar a miséria em uma realidade.
Moderno é criança na escola. Moderno é não adoecer. Moderno é ser sustentável de verdade.

Não quero ser Deputado para fazer mais do mesmo. Vamos, também, avançar, fazer uma administração mais democrática e participativa de fato através de um mandato popular construído para e com o povo, moderno, dinâmico, criativo, iniciando um novo ciclo de mudanças. Esse é o mandato que busco e o Deputado que desejo ser.

E à hora é agora, São Paulo não pode não pode mais desperdiçar esse momento.

Uma nova atitude não é colocar gente na rua paga para fazer campanha.

Quero ser o Deputado para iniciar uma revolução no que tange na fiscalização dos recursos públicos destinados ao atendimento da nossa população.

Quero ser Deputado para assumir esta responsabilidade, vamos juntos construir esta grande avenida que levará Ribeirão Preto e São Paulo a ser a capital nacional da igualdade, a capital nacional da justiça social, a capital da qualidade de vida.

Mas trago uma experiência em especial que me orgulha: conheço os problemas do povo dessa nossa cidade.

A experiência de conhecer as novas políticas públicas que são feitas nos governos Lula e Dilma, principalmente na área de juventude em outras cidades do Brasil e do mundo.

O debate nessa eleição não é sobre quem é ou não experiente. Mas sobre qual tipo de experiência queremos: das soluções que não resolvem, dos problemas que continuam da política tradicional onde os interesses dos partidos e o loteamento de cargos estão acima da cidade, ou a experiência das novas soluções, de uma nova mudança, construído em conjunto com movimentos e a sociedade civil organizada.

E à hora é agora, de construir e avançar mais, de renovar as soluções, de virar mais uma página na história da nossa cidade e de nosso Estado.

Tenho orgulho da minha trajetória, que construí sem padrinhos ou máquinas, filho de trabalhadores onde aprendi com meus pais caminhando com meus próprios pés, de mãos dadas com nossa população, uma caminhada na qual se juntam ano a ano mais homens, mulheres, jovens, adultos, idosos, pessoas de todas as cores e crenças que tem em comum o sonho de uma vida melhor.

Tenho orgulho de fazer parte de uma geração de homens e mulheres que está mudando a política, com uma nova atitude para enfrentar os problemas e subverter os padrões da política tradicional.

Chegou nossa hora e eu estou – graças a cada um de vocês – pronto preparado para construir um mandato de fato popular, a hora é agora, vamos dar o passe livre para as mudanças.


E, juntos, vamos construir nossa vitória! Conto com vocês para juntos construirmos um mandato de fato popular.

segunda-feira, 30 de junho de 2014

24 ANOS DO ECA

Gostaria de convidar todos os amigos e amigas para esse debate importante e necessário sobre os 24 Anos do Estatuto da Criança e Adolescente, uma reflexão necessária sobre os avanços e demandas que ainda não foram plenamente atingidas, faça parte também dessa construção, abaixo segue o convite com data e local.
24 ANOS DO ECA
(Estatuto da Criança e do Adolescente)
“Avanços e Desafios do ECA”
Dia - 17/07/2014
Horas - 13:30 às 17:00
Local - Auditório Dom Alberto José Gonçalves (Centro de Pastoral) - Rua: Prudente Moraes, nº 409 - centro - Ribeirão Preto.
Debatedores
Dr. Luís Henrique Paccagnella - Promotor da Vara da Infância e da Juventude de Ribeirão Preto
Silvia Helena Seixas Alves – Coordenação Nacional de Entidades Negras (CONEN) e Instituto Plural de Educação e Cidadania
Leandro Gabarra – Psicólogo, Educador Social. Psicoterapeuta fenomenólogo, Assessor e consultor para a área da infância e juventude, Especialista em Competências Gerenciais Públicas, Conselheiro do CMDCA de Ribeirão Preto, Membro da Comissão de Ética do CRP SP.
Mediador – Fábio Sardinha - Professor e Conselheiro Estadual Associação dos Professores Ensino Oficial Estado de São Paulo (APEOESP)

Realização: Conselhos Tutelares de Ribeirão Preto
Apoio: MP – CRP – CENTRO PASTORAL - SUPERMECADO SAVEGNAGO

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Nova Classificação Subsede


Gostaria de agradecer novamente a todos professores e professoras pelo voto de confiança em nosso projeto debatido com a base nessa última eleição de nossa entidade, pois após nova classificação assumo como Conselheiro Estadual, isso só demonstra que teremos muitos desafios pela frente e sempre com o compromisso de lutar por um sindicato cada vez mais combativo, democrático e representativo junto a categoria, esse é e sempre serão os pilares fundamentais de nossa luta, abaixo segue lista com nova classificação.

LISTA DE APURAÇÃO DA ELEIÇÃO DE CER/CRR - 2014/2017
SUBSEDE: RIBEIRAO PRETO
Total dos Votos Válidos 1540 95,18%
Total dos Votos Brancos 10 0,62%
Total dos Votos Nulos 68 4,20%
Total Geral de Votantes 1618 100,00%
Nº de sócios da Subsede 2897
Nº de vagas ao CER 14
Nº de vagas ao CRR 32
Nº de Candidatos 75
Nº de CRR efetivos 32
Nº de CRR suplentes 32
Nº de CER efetivos 14
Nº de CER suplentes 14
DIRETORIA EXECUTIVA
Class. Nome da Diretora Votos %
1 FATIMA DA SILVA FERNANDES 628 38,81% MEMBRO NATO
Ordem de classificação - 06/05/2014
Class. Nome do Candidato Votos % CER CRR DIR
1 MAURO DA SILVA INACIO 704 43,51% E E
2 ANA AMALIA PEDROSO CURTARELLI 692 42,77% E E
3 MARTA MOREIRA MACHADO 669 41,35% E E
4 NEUSA TEREZINHA DO NASCIMENTO 660 40,79% E E
5 MARIA TEREZA MORO 649 40,11% E E
6 MAURICIO AVANCINI 645 39,86% E E
7 EUNICE LOURENCO 641 39,62% E E
8 JOSE RENATO MORAES 634 39,18% E E
9 FRANCISCO NORONHA DE OLIVEIRA 606 37,45% E E
10 JOAO RICARDO MACHADO 600 37,08% E E
11 JULIO CESAR BRANDAO 592 36,59% E E DEC
12 ANTONIO CARLOS RIBEIRO 580 35,85% E E
13 JOSE FRANCISCO DA SILVA 575 35,54% E E
14 FABIO HENRIQUE G SARDINHA 572 35,35% E E
15 ANTONIA SILVA 568 35,11% S E
16 WELLINGTON RODRIGUES DA SILVA 566 34,98% S E
17 MARIA ELIZETE S FERNANDES 562 34,73% S E
18 SANDRA APARECIDA MELLO TEODORO 559 34,55% S E
19 SUELI PINTO ARANTES 546 33,75% S E
20 JOSE CARLOS GIROTTO 545 33,68% S E
21 JOSE LUIZ ZANARDO 534 33,00% S E
22 CASSIA REGINA VIANA 533 32,94% S E
23 MARIA CATARINA F L DE OLIVEIRA 526 32,51% S E
24 OSWALDO FERREIRA ALVES FILHO 523 32,32% S E
R
E
S
U
M
O
Secretaria Geral de Organização NELLA GONÇALVES - MAIO/2014
25 ROBERTO FERNANDES TOFOLI 517 31,95% S E
26 ROGERIO FERNANDO C ALVARENGA 507 31,33% S E
27 REGINALDO JOSE NEPOMUCENO 501 30,96% S E
28 ROGERIO FILGUEIRAS DE PAULA 494 30,53% S E
29 JAIR FORTUNATO BORGES JUNIOR 492 30,41% -X- E
30 IVAN SALES 483 29,85% -X- E
31 SAMIA ROBERTA BUDIS DA SILVA 482 29,79% -X- E
32 ANA CRISTINA P LUIZ 448 27,69% -X- E
33 PAULO FILGUEIRAS 438 27,07% -X- S
34 JANE APARECIDA GOTTARDO 437 27,01% -X- S
35 RUTH RIBEIRO DEMENDONCA 434 26,82% -X- S
36 CASSIO LUIZ DE OLIVEIRA 431 26,64% -X- S
37 FERNANDO BARBOSA ALEXANDRE 428 26,45% -X- S
38 VICTOR HUGO JUNQUEIRA 425 26,27% -X- S
39 BENEDITA APARECIDA MARTINS 419 25,90% -X- S
40 LUIZ RAMOS BISPO 417 25,77% -X- S
41 IRACY FREIRE S FRANCISCHINI 406 25,09% -X- S
42 CLAISON MALDONADO DAS NEVES 399 24,66% -X- S
43 DENISE CARDOSO DE SOUZA 399 24,66% -X- S
44 CLAUDIA REGINA LUBAO C SOARES 352 21,76% -X- S
45 LISABETE AMIM 328 20,27% -X- S
46 EMILIO GONZALEZ HERNANDEZ 319 19,72% -X- S
47 MAICON EDVALDO NICOLINO 291 17,99% -X- S
48 CARLA GONCALVES BOSCATO CASTRO 282 17,43% -X- S
49 ADILSON SANTOS MELO LIMA 274 16,93% -X- S
50 ELAINE SOUSA GUIDETI JUNQUEIRA 250 15,45% -X- S
51 JOSE DOS REIS SANTOS 235 14,52% -X- S
52 SANDRA MARIA FRASCA 234 14,46% -X- S
53 ANGELA APARECIDA PIMENTA 223 13,78% -X- S
54 ELENICE GRACA FONSECA GUIDONI 223 13,78% -X- S
55 CONCEICAO APARECIDA ALVES 213 13,16% -X- S
56 MARCIANA JOSE DA SILVA 203 12,55% -X- S
57 JUDITE DOS SANTOS MARTINS 200 12,36% -X- S
58 JULIO JOSE BIZZIO 192 11,87% -X- S
59 WILLIAN DIAS DOS SANTOS 186 11,50% -X- S
60 FAUSTO JOSE COPELLO 179 11,06% -X- S
61 MARCELO FERREIRA DOS ANJOS 179 11,06% -X- S
62 KARINA RODRIGUES PEREIRA 172 10,63% -X- S
63 ROBERTA CAUCHICK 170 10,51% -X- S
64 GERCINA APARECIDA BARBOSA 160 9,89% -X- S
65 JOSE VALTER COSTA 158 9,77% -X- -X-
66 MARIA ISABEL DARIN MEDEIROS 158 9,77% -X- -X-
67 EDSON SPRESSOLA JUNIOR 157 9,70% -X- -X-
68 EDUARDO ROXO MARQUES 146 9,02% -X- -X-
69 FERNANDA CRISTINA RAMOS 142 8,78% -X- -X-
70 ROMULO FRANCISCO DE CASTRO 136 8,41% -X- -X-
71 MATHEUS MENEGUCI BATIZZOCO 129 7,97% -X- -X-
72 PATRICIA DEMORAIS NOGUEIRA 122 7,54% -X- -XSecretaria
Geral de Organização NELLA GONÇALVES - MAIO/2014
73 MARCUS FRONZA SARACENI 111 6,86% -X- -X-
74 MARCIA CHRISTIANE Z CARNEIRO 105 6,49% -X- -XSecretaria

terça-feira, 17 de junho de 2014

Informes sobre Educação, Prova do Mérito e Prêmio Professores do Brasil

EDUCAÇÃO EM NOTÍCIAS


Notícias sobre educação dos principais órgãos de imprensa!



Impressos

Sai hoje resultado de prova do reajuste –Agora A13 - 14/06/2014
Triste lição – Diário do Grande ABC 2 - 15/06/2014
Alunos atrasados somam 36,6 mil – Diário do Grande ABC Setecidades 3 - 15/06/2014
Estados e cidades têm um ano para planejar educação – Estado de S.Paulo A16  16/06/2014



Web





Secretaria de Comunicações
Apeoesp (11) 3350.6027/6024/6113/6057

Sr (a) Diretor (a)

segue informação 10 do Boletim CGEB 67 para conhecimento e ampla divulgação!!!


INFORMAÇÃO 10


Estão abertas, até 15 de setembro, as inscrições para a 8ª edição do Prêmio Professores do Brasil, iniciativa da Secretaria de Educação Básica do MEC com o apoio de instituições parceiras.



O Prêmio, instituído em 2005, busca reconhecer, premiar e divulgar o mérito de professores das redes públicas de ensino, pela contribuição dada para a melhoria da qualidade da educação básica de nosso país. Estão aptos a se inscreverem todos os professores do sistema público de ensino brasileiro, da Educação Infantil até o final do Ensino Médio.



Neste ano, o Prêmio Professores do Brasil foi dividido em temas livres e temas específicos. São 40 premiados a cada ano — oito em cada região do país — em oito categorias:

 Educação Infantil

 Anos Iniciais do Ensino Fundamental

 Anos Finais do Ensino Fundamental

 Ensino Médio

 Educação Integral

 Ciências para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental

 Alfabetização nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

 Educação Digital Articulada ao Desenvolvimento do Currículo



Solicitamos ampla divulgação a todas as escolas de sua jurisdição. Para outras informações acesse o site do Prêmio. http://premioprofessoresdobrasil.mec.gov.br/




Atenciosamente,

            Gisele Salvi
Diretor Técnico I - Núcleo Pedagógico
        derptnpe@see.sp.gov.br
DER-Ribeirão Preto (16) 3519-3923
[https://encrypted-tbn2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRz1VmL69OGLsyTVbf0aiQ-kfo8sU6X4PhQYAwWPzPnRDyccmU98Q]


Prova de Promoção/Mérito 2014 (Incrições e Informações/materiais úteis para estudo) /// Programa NTNP /// Escola melhora desempenho em matemática com aula de educação financeira‏

PARA OS COMPANHEIROS E COMPANHEIRAS QUE VÃO PARTICIPAR DA PROVA DO MÉRITO
===========================================================





PROVA DE PROMOÇÃO/MÉRITO 2014
Inscrições para promoção salarial de professores da rede começa em junho
Entre 2 e 16 de junho, professores poderão se inscrever em prova que define reajuste salarial
Os professores da rede estadual paulista poderão se inscrever a partir do dia 2 de junho na avaliação que garante aumento salarial pelo mérito. O prazo de inscrições vai até o dia 16. Os exames serão aplicados nos municípios-sede das 91 diretorias regionais de ensino nos dias 24 e 31 de agosto. 

Faça a sua inscrição pelo GDAE
http://drhunet.edunet.sp.gov.br/portalnet/ “utilize o Internet Explorer”
1.Faça o seu login “Usuário e Senha”
2.Clique em “ENTRAR”
3.Clique em “PROMOÇÃO QM”
4.Clique em “Cadastro/Inscrição”

INFORMAÇÕES E MATERIAIS ÚTEIS PARA ESTUDO

RESOLUÇÃO SE-52 de 14/08/2013
“Substitui a Resolução SE-70 de 26/10/2010”
Dispõe sobre os perfis, competências e habilidades requeridos dos Profissionais da Educação da rede estadual de ensino, os referenciais bibliográficos e de legislação, que fundamentam e orientam a organização de exames, concursos e processos seletivos, e dá providências correlatas.

PASSO A PASSO DA RESOLUÇÃO Nº52/SEE

BIBLIOGRAFIA CRE MARIO COVAS

BIBLIOTECAS NO ESTADO DE SÃO PAULO PARA CONSULTA E/OU EMPRÉSTIMO

SERVIÇOS OFERECIDOS AOS CANDIDATOS PELO CRE MARIO COVAS

Currículo do Estado de São Paulo
Em 2013, a Secretaria da Educação lançou uma atualização do Currículo do Estado de São Paulo. Com a publicação de uma nova edição, a Secretaria manifesta a expectativa de que as orientações didático-pedagógicas nele contidas contribuam para que se efetivem situações de aprendizagem em cada disciplina integrante do Ensino Fundamental e do Ensino Médio nas escolas da rede pública estadual.
Preparados por especialistas de cada área do conhecimento, com a valiosa participação crítica e propositiva dos profissionais do ensino, o Currículo do Estado de São Paulo constitui uma orientação básica para o trabalho do professor em sala de aula.
O esperado é que todos esses materiais contribuam para valorizar o ofício de ensinar e para formar crianças e jovens acolhidos pela rede estadual de ensino.
No material disponível abaixo você pode tanto fazer download do documento, quanto consultar o currículo online:
Ciências da Natureza - clique aqui para fazer o download ou acesse o currículo online.
Ciências Humanas - clique aqui para fazer o download ou acesse o currículo online.
Linguagem e Códigos - clique aqui para fazer o download ou acesse o currículo online.
Matemática - clique aqui para fazer o download ou acesse o currículo online.

Caderno do Professor

Caderno do Aluno

Biblioteca da CGEB na Intranet Espaço do Servidor


Olá Professor,
Você sabia que já está no ar a Nova Plataforma Currículo+ ?
O novo ambiente virtual já conta com mais de 1.500 sugestões de recursos digitais pedagógicos mapeados e classificados de acordo com o Currículo do Estado de São Paulo. O acesso ao acervo de vídeos, áudios, simuladores, infográficos, jogos, aplicativos e outros recursos educacionais complementares ao ensino é gratuito, abrange todos os anos do Ensino Fundamental e Médio, e pode ser realizado por qualquer usuário da internet (sem necessidade de login).
Para saber mais acesse a Intranet Espaço do Servidor www.intranet.educacao.sp.gov.br

A Nova Plataforma “Currículo+” faz parte do Programa Novas Tecnologias, Novas Possibilidades que conta também com as plataformas: “Professor 2.0” e “EVESP”.

Programa Novas Tecnologias, Novas Possibilidades

Professor 2.0
http://www.professor20.educacao.sp.gov.br/home
Com o objetivo de criar uma rede de colaboração entre os profissionais da educação, a Plataforma Colaborativa Professor 2.0 ambiente onde profissionais da rede da educação do estado de São Paulo poderão encontrar Práticas Pedagógicas, se comunicar com seus pares de forma rápida e eficaz.
Plataforma Colaborativa Professor 2.0 é formada por Comunidades, isto é, os usuários poderão associar seu perfil a colegas com objetivo comum na produção e divulgação de conhecimentos produzidos na rede, além de ser uma rede de apoio, onde será possível aprender com os colegas novas metodologias.

Currículo+
O Projeto Currículo+, iniciativa integrante do Programa Novas Tecnologias – Novas Possibilidades da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, desdobra-se a partir da disponibilização de uma plataforma de sugestões de conteúdo digital (vídeos, animações, jogos digitais, simuladores, infográficos e áudios) como recurso pedagógico complementar, selecionados segundo o Currículo do Estado de São Paulo por meio de um processo contínuo de construção coletiva com educadores da Rede.

EVESP – Escola Virtual de Programas Educacionais do Estado de São Paulo
A Escola Virtual de Programas Educacionais do Estado de São Paulo (EVESP) foi criada, no âmbito da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, pelo Decreto n° 57.011, de 23 de maio de 2011, com a finalidade de oferecer programas educacionais regulares, especiais e de capacitação em situações que requeiram atendimentos a necessidades de grupos específicos da população.
Sob supervisão pedagógica da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB), desenvolve programas e cursos de acordo com as diretrizes curriculares nacionais e as deliberações do Conselho Estadual de Educação.
Legislação


Escola melhora desempenho em matemática com aula de educação financeira
Além de melhorar resultados, os alunos do Ensino Fundamental também mudaram hábitos de consumo
http://www.educacao.sp.gov.br/noticias/escola-melhora-indices-do-saresp-em-matematica-com-aula-de-educacao-financeira
Vale a pena conferir o vídeo com os depoimentos das crianças!


Abraço,


                                                                         Equipe Curricular de Matemática


segunda-feira, 26 de maio de 2014

Patrimônio Público

Patrimônio Público, segue texto que encaminhei para seção leitores Jornal a Cidade que foi publicado hoje.



sábado, 17 de maio de 2014

PROFESSORES APROVAM INDICATIVO DE GREVE E ASSEMBLEIA PARA DIA 30 DE MAIO



Desde o segundo semestre de 2013, a diretoria da APEOESP vem tentando negociar com o go­verno a ampliação do reajuste de 7% já previsto para julho deste ano, de acordo com a lei complementar 1043/2011. Os índices de reajustes aplicados desde 2011, resultado da nossa greve de 2010, não chegam a repor nossas perdas salariais acu­muladas, muito menos represen­tam ganho real de salários, como afirma o governo. É necessário um percentual de 17,9% para repor as perdas acumuladas desde fevereiro de 1998, na perspectiva da conquis­ta dos 75,33% necessários para a equiparação dos nossos salários aos das demais categorias com formação em nível superior, campanha perma­nente da APEOESP.
Frente a este quadro, reunidos na Praça da República na sexta-feira, 16/05, os professores aprovaram indicativo de greve da categoria, calendário de mobilização e assem­bleia para o dia 30 de maio, no Vão Livre do MASP, na capital.
O calendário aprovado prevê:
- de 19 a 22 de maio – visitas às escolas para convocação da assembleia e preparação da greve;
- 23 de maio – reunião extraordinária de Representantes de Escola;
- 26 a 28 de maio – reunião nas escolas com pais e alunos;
- 29 de maio – assembleias regionais;
- 30 de maio – assembleia estadual.
A assembleia será divulgada por meio de cartazes, matéria paga na TV, mensagem telefônica; carta aberta à população e outras formas.
Os principais eixosda mobilização são:
- Reposição salarial rumo aos 75,33% necessários para a equiparação com as demais categorias com formação em nível superior;
- Implantação da jornada do piso;
- Rejeitar imposição, sobretrabalho e assédio moral na implantação da secretaria escolar digital – não preencher formulários digitais – exigir contratação de profissionais para tal;
- Posse e exercício dos concursados em 2015;
- Debater na rede nova forma de contratação para a categoria O – extensão dos direitos da categoria F para categoria O;
- Direito ao IAMSPE para categoria O;
- Fim da “duzentena” aos professores da categoria O;
- Condições de trabalho.
SPPREV: afastamentos
Os professores efetivos, com mais de cinco anos no cargo, têm direito a licença para tratar de interesses parti­culares, conforme o artigo 202 da Lei 10261/68. A APEOESP faz um alerta: ao ser concedida a licença para tratar de interesses particulares, o servidor poderá efetuar os recolhimentos da SPPREV e do IAMSPE.
Para a SPPREV, o recolhimento é de 33% da remuneração; para o IAMS­PE, 2% da retribuição base mensal. Se o professor optar pelo não recolhimen­to à SPPREV, há suspensão do vínculo com o regime próprio de previdência. O Estado tem entendido que, em caso de falecimento do servidor que optou pela não contribuição, durante o período de licença, a família perde o direito a pensão.


sábado, 10 de maio de 2014

Meus Agradecimentos

                Gostaria de agradecer a todos professores e professoras que depositaram seu voto de confiança em nossa chapa nesta última eleição da Apeoesp, foi minha primeira eleição,debatemos e construimos outro projeto para nossa subsede, tive 572 votos onde fui eleito para composição da direção que passa a ter 32 conselheiros, juntos com outros mais 13 amigos e amigas de nossa chapa que também foram eleitos para juntos trabalharmos nessa construção que envolve muita luta, disposição e desafios, mesmo ainda não sendo a maioria dentro da subsede, vamos continuar ecoando a voz daqueles que principalmente não se sentem representados, e para isso conto com todos e todas para continuarmos nessa luta, grande abraço..


 .