quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Manifesto Cultural

Está sendo construido um movimento de apoio e permanência do gestor e servidor público Célio Turino junto a Secretaria de Cidadania Cultural (gestora do Programa Cultura Viva e dos Pontos de Cultura), principalmente pela excelência dos programas implantados em várias cidades brasileiras com os pontos, que propiciaram e propiciam acesso a cultura popular a vários segmentos populacionais que secularmente se encontravam excluidos de qualquer politica pública mais abrangente de acesso a cultura.
 Célio a frente da Secretaria fez uma gestão de sucesso e profissionalismo, só em nosa cidade Ribeirão Preto foram implantados mais de 10 pontos e um pontão que levam o que a de melhor em arte, teatro, música, formação e principalmente acesso a população, e tudo isso devido a esforço deste servidor e de sua equipe a frente da secretaria, creio que em Ribeirão o movimento cultural também não se calará diante do que considero uma imprudência deixar de fora da Secretaria um quadro como Célio Turino que tanto serviu a população com seu conhecimento e engajamento por um outro mundo possivel.


ÀS PESSOAS DO MOVIMENTO CULTURAL


LIGADAS AOS PONTOS DE CULTURA


Há uma questão que não é partidária (mas é muito política), e é técnica: Funcionalidade da SCC - Secretaria de Cidadania Cultural (gestora do Programa Cultura Viva e dos Pontos de Cultura) na próxima gestão do Ministério da Cultura da ministra Ana de Hollanda, e a sobrevivência deste Programa que tanto transformou o Brasil e “desescondeu” as nossas culturas.

O momento atual no Programa e na Secretaria é grave. Diversos atrasos nos repasses de verbas em editais públicos e prêmios, e algo também muito agravante neste recente processo: o distanciamento nas relações do Governo Federal para com a Sociedade Civil, havendo por tantas vezes uma ausência de comunicação que antes havia de modo mais transparente, e com ruídos, quando existente. Percebemos uma mudança, para pior, principalmente no período próximo às eleições (tanto antes quanto depois), e que em grande parte se prorroga até os dias de hoje.

Considero, e não somente eu, mas grande parte desta Rede que os Pontos de Cultura proporcionaram, que há a necessidade da volta do gestor e servidor público Célio Turino como secretário na Secretaria de Cidadania Cultural. Célio, que todos sabem, é o idealizador do Programa Cultura Viva e do conceito dos Pontos de Cultura. Se outra pessoa entrar sem conhecer com profundidade esta política pública de cultura, levará um bom tempo para que esta nossa roda volte a girar. E, como todos sabem, sua indicação na época da gestão Gilberto Gil não foi um acordo político-partidário, e sim um reconhecimento do seu profissionalismo, e de seu potencial, além da característica de inovação criativa enquanto alguém que serve ao público enquanto gestor de políticas.

O momento é de maturidade e mobilização por parte de nós que estamos tão próximos desta política cultural. Não basta fazermos listas de apoio online via internet não, já fizemos isso em outros momentos para outras intenções e por outros motivos. Nem precisamos escrever mais cartas para dizer da importância de Célio para os Pontos e para o Programa, afinal isso já está na história, em livros, entrevistas, vídeos, notícias – contudo nada impede que as mesmas sejam elaboradas. Porém, agora, o que é mais que necessário garantirmos são apoiadores desta idéia atuando presencialmente, de corpo físico. Temos que nos mobilizar o mais urgente possível, para que Ana de Hollanda nos receba e receba o Célio para propormos a sua urgente volta para a SCC. Célio já demonstrou interesse, e declarou: “... da minha parte estou disposto, mas é preciso que ela queira...". Temos que falar com parlamentares próximos de nós, falar com outros nomes já confirmados em demais cargos do Governo Federal que tenhamos proximidade e afinidade, e falar com os diversos ponteiros distribuídos pelo Brasil afora, frisando que não é uma questão partidária, é técnica e funcional.

Temos que buscar conseguirmos uma reunião, com Ana de Hollanda, em nome dos mandatos de Parlamentares que articulam nos Pontos de Cultura (juntamente com Ponteiros e Ponteiras). Acredito daí ser este o melhor instrumento para garantia de que tal indicação do nome tenha resultados positivos. Acaso não conseguindo uma reunião, então que se marquem várias, diversas, porém temos que conseguir que o nome ‘Célio Turino’ chegue com peso e força junto à nova Ministra, e aqueles que podem decidir, superando questões partidárias e sendo ainda mais políticas.

É necessário fazermos com que a Ana saiba a nossa posição, as nossas preocupações e tudo o que está acontecendo com o ‘Cultura Viva’. Portanto, fundamental que ela nos receba, e, então, pessoalmente e presencialmente aí sim poderemos lhe falar nossos motivos e intenções. É importantíssimo mobilizar todos os estados para isto ocorrer.

O assunto é grave e urgente. A SCC não pode virar uma moeda de troca na disputa partidária por poder. E o ‘Cultura Viva’ se continuar paralisado será a morte dele, não terá mais vida, será o seu fim.



BINHO PERINOTTO

(escrevi o texto com base na troca de e-mails da rede da

Comissão Paulista dos Pontos de Cultura,

principalmente pelas mensagens escritas por Damásio e Veridiana).

Nenhum comentário: