segunda-feira, 4 de abril de 2011

Boca no Trombone - Barrar os preconceitos

Mais uma vez, o deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ) volta à ribalta. Notório defensor da ditadura militar brasileira (1964-1985), este parlamentar disparou ofensas racistas e homofóbicas no programa CQC, da TV Bandeirantes. Entrevistado pela cantora Preta Gil, associou namoro com uma negra à promiscuidade. Surpreso com a repercussão do que dissera, tentou se corrigir, dizendo que havia sido mal interpretado: tinha se referido, na realidade, aos homossexuais (como se isso diminuísse a carga de preconceito).


Bolsonaro é um parlamentar veterano. Eleito seis vezes consecutivas (na última, recebeu mais de 120 mil votos), é porta-voz de posições ultraconservadoras no quesito costumes e abertamente reacionárias no plano político. Representa, certamente, setores da sociedade brasileira nostálgicos do período ditatorial e simpatizantes de métodos brutais no tratamento da criminalidade comum (chegou a defender a tortura para traficantes de drogas e sequestradores).


Que fique claro: mesmo divergindo do que diz o deputado, entendemos que ele pode falar o que quiser. Não estamos mais numa ditadura, a livre expressão foi um direito duramente conquistado. No entanto, as leis em vigor no país proíbem, por exemplo, manifestações de racismo e esta fronteira não pode ser ultrapassada, sob pena de punições legais. O Ministério Público e as Comissões internas do Congresso Nacional já estão se movimentando para investigar se Bolsonaro infringiu a legislação antirracista (o racismo é crime imprescritível) e/ou se quebrou o decoro parlamentar (neste caso, seu mandato pode ser cassado).


A nós, sociedade civil organizada, cabe repudiar com veemência todo e qualquer preconceito, educar a população numa cultura de acolhimento e respeito às diferenças e derrotar, pela informação e nos espaços político e jurídico, o obscurantismo representado pelas correntes sociais que se espelham e são espelhadas, por exemplo, no deputado Jair Bolsonaro.


Diretoria da ASA – Associação Scholem Aleichem de Cultura e Recreação


Prof. Dr. Wlaumir Doniseti de Souza
Graduado em Filosofia e Pedagogia
Mestre em História
Doutor em Sociologia






"Isso de querer ser exatamente aquilo que a gente é ainda vai nos levar
além" (LEMINSK, Paulo. Distraído Venceremos. São Paulo: Brasiliense, 1987)



Nenhum comentário: