terça-feira, 10 de maio de 2011

Teatro Santa Rosa – Dia 13 de maio (sexta-feira) de 2011 - 21h

Coro Cênico Bossa Nossa continua Temporada 2011 com Adoniran Barbosa




Espetáculo “Nóis Ganha Poco mais Nóis si Diverti” faz tributo ao Compositor Paulista


O Coro Cênico Bossa Nossa homenageia o centenário de Adoniran Barbosa, com este espetáculo que traz o clima da era do rádio no Brasil. O Espetáculo: “Nóis ganha poco mais nóis si diverti” foi apresentado em temporada em abril e continua dia 13 de maio próximo - sexta (21h), no Teatro Santa Rosa (Praça Rotary Club,325 – City Ribeirão). Os ingressos são R$ 10,00 e R$ 20,00 (na bilheteria do Teatro).



O Bossa Nossa foi convidado para representar Ribeirão Preto, em maio de 2010, na Virada Cultural da cidade de São Paulo. Havia uma programação em comemoração ao centenário de Adoniran Brabosa e o grupo tinha um trajeto a executar no “Trem das Onze”; da estação da Luz ao Brás. Das onze da noite até as onze da manhã, foram sete viagens com o vagão lotado a ouvir o grupo. Quem quiser usufruir desta homenagem veja no youtube uma destas pequenas apresentações (http://www.youtube.com/watch?v=jOrVebcUZCQ).



Todavia quem reservou uma emoção tremenda para o grupo foi a possibilidade de cantar o Samba do Arnesto, para o próprio Ernesto, já com 96 anos. Na última viagem, as onze da manhã, o grupo teve o privilégio de ter a companhia desta figura paulistana imortalizada por Adoniran Barbosa. Que coisa emocionante! Veja também na rede e se emocione conosco (http://www.youtube.com/watch?v=bteATAN6LzU).



O grupo deve a esta apresentação em São Paulo a idéia do espetáculo que montou em tributo a Adoniran Barbosa. Daí surgiu “Nóis ganha poco mais nóis si diverti”. Nada melhor que usar uma expressão própria do Adoniran para nomear o espetáculo em sua homenagem. João Rubinato, o Adoniran Barbosa do meio artístico, é para São Paulo o que Noel Rosa é para o Rio de Janeiro: Seu maior cronista! Quem fala isso de forma brilhante é Antônio Cândido, o mais importante crítico literário do Brasil. A despeito do desrespeito com que alguns ignorantes torcem o nariz ao vê-lo reverenciar o jeito popular de trabalhar nossa língua, Antônio Cândido coloca, de forma definitiva, Adoniran Barbosa no panteão dos artistas-deuses que formaram nossa cultura.



O espetáculo atual “Nóis ganha poco mais nóis si diverti” traz ainda a chancela de Magno Bucci. Magno é o mestre do teatro em Ribeirão Preto. Magno se encantou com Adoniran, e trouxe a crônica do artista no seu ambiente: um estúdio de rádio. Todo o espetáculo se passa num programa de rádio, onde além das suas músicas maravilhosas, desfilam rádio novela, receita culinária, leitura de carta de um pedido de ouvinte, repórter esso, enfim um ambiente propício a Adoniran se estabelecer. Quem quiser ver e ouvir o grupo neste espetáculo, pelo menos a interpretação das músicas, pode também ter acesso na rede:



http://www.youtube.com/watch?v=t0qKTzqtC8A&playnext=1&list=PL090E6F113AEA03EC



Quem deu uma olhada nos vídeos do espetáculo pôde ter uma amostra da qualidade musical do grupo. Orientado pela Adriane Biagini, magnífica revelação do coro, como diretora musical, o grupo trabalha com a mesma preocupação música e cena. Não podemos deixar de destacar o trabalho das duas fundadoras do Bossa (as únicas da formação original ainda no grupo - Rita Paula Ignácio e Fernanda Cecchi), nestes anos todos e especialmente nos últimos dois anos, pois apoiando a Adriane, este Trio Maravilha, tem trabalhado com muito afinco para uma melhoria constante da musicalidade. O grupo vem trilhando o desafio de manter a proposta de coro cênico no país. Tributo também aos grandes: Marcos Leite, Samuel Kerr e Izaíra Silvino. O trabalho do grupo busca uma relação permanente de respeito entre duas linguagens: música coral e teatro.



O grupo ainda prepara a Quinta Edição do Encontro Brasileiro de Coro Cênico, que será realizado entre 5 e 9 de outubro deste ano, em Ribeirão Preto. Nesta edição será realizado o Primeiro Encontro Internacional de Coro Cênico, com a presença do Coro "I Madrigalisti Romani", que trará um espetáculo baseado na obra de Claudio Monteverdi. Monteverdi é um dos precursores da Ópera e esta é a primeira vez que sua obra é levada aos palcos com um trabalho cênico. O trabalho é uma parceria do Bossa Nossa com o grupo italiano. A direção musical é do Maestro Antonio Pantaneschi e a direção cênica é de Magno Bucci. Veja uma música do espetáculo na rede (http://www.youtube.com/watch?v=VHBISAQNvN4). Esta música foi apresentada na estréia do espetáculo, em Sezze, Itália em março passado.

Conheça outros espetáculos e trabalhos do grupo:



O Boi Caipira de Márcio Coelho -



http://www.youtube.com/watch?v=Szv5Unqlc8U&playnext=1&list=PL4B92D052DEB91444

500 e Tantas Histórias... -



http://www.youtube.com/view_play_list?p=293FCFC20D5E7118



Apresentação de Canções do Brasil com a Pianista Italiana Patrizia Prati -

http://www.youtube.com/watch?v=IY5rHZwp7Ho&playnext=1&list=PLF6A7637E8D9979B5

Nenhum comentário: