sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Curso Grátis - Olericultura Orgânica‏

Convidamos a todos para participar e auxliar na divulgação do Curso de Olericultura Orgânica que faz parte da grade de Cursos de Formação Profissional oferecidos pelo Sindicato Rural de Batatais para o ano de 2012. Abaixo segue o objetivo principal do curso e no arquivo anexo contém todas as informações relacionadas. Inscrções e maiores esclarecimentos, bem como informações sobre outros cursos oferecidos, podem ser feitos pelo fone 16 3761 27 15.

OBJETIVO: Capacitar profissionalmente pequenos produtores e trabalhadores rurais na produção de olerícolas em sistema orgânico, visando a obtenção de produtos saudáveis, competitivos no mercado e menor agressão ao meio ambiente, dando ênfase à formação de agentes multiplicadores naturais.

Participem e ajudem a valorizar e multiplicar a aportunidade de formação gratuíta que colabora com o aprimoramento da relação de equilíbrio com o meio ambiente.

Ana Isidoro
Sindicato Rural De Batatais
Tv. Intendente Vigilato, 222
16 - 3761-2715
LERICULTURA ORGÂNICA
OBJETIVO: Capacitar profissionalmente pequenos produtores e trabalhadores rurais na produção de olerícolas em sistema orgânico, visando a obtenção de produtos saudáveis, competitivos no mercado e menor agressão ao meio ambiente, dando ênfase à formação de agentes multiplicadores naturais.

PÚBLICO-ALVO: Produtores e trabalhadores rurais

PRÉ-REQUISITOS: Ter idade mínima de 16 anos Ser alfabetizado

N.º PARTICIPANTES: 12 a 25 participantes

CARGA HORÁRIA TOTAL: 128 horas (136 horas com a Sensibilização)

MÓDULOS:
Sensibilização (8h00)
Sensibilizar o maior número de produtores rurais interessados em aplicar o Programa na propriedade rural.
Ao término da sensibilização, é necessário a formação do grupo que irá participar do Programa.
Neste momento deve ser preenchida a Ficha de Inscrição e o Termo de Compromisso, bem como, definir a data do primeiro módulo

I - Olericultura orgânica – Preparo do solo (16h00)
Tem por finalidade mostrar a importância do solo, que não é somente o suporte para a cultura, mas a fonte de nutrientes para seu pleno desenvolvimento. Também, de avaliar a qualidade física, biológica e química do solo e a utilização de adubos verdes no seu preparo.
O coquetel, que será utilizado com esse objetivo, é a mistura de várias espécies de planta, gramíneas, leguminosas e compostas que tem por função estruturar o solo e fornecer macro e micro elementos à planta, característica da adubação verde.
Ao final deste módulo, o coquetel de adubos verdes deverá estar semeado, sendo que o ponto ideal de corte ou de incorporação superficial varia de 90 a 120 dias.

II - Olericultura orgânica – Compostagem (16h00)
Traz técnicas de aproveitamento de resíduos vegetais e animais, transformando-os em fertilizantes orgânicos. Após a montagem da pilha de composto, o ponto para utilização vai de 60 a 120 dias, dependendo do material utilizado.
Ao final deste módulo, a pilha de compostos deverá estar montada.

III - Olericultura orgânica – Produção de mudas (16h00)
É feita a instalação do viveiro, com equipamentos e materiais necessários, a preparação do substrato e a propagação das mudas.
Ao final deste módulo, uma pequena estufa para mudas deverá estar montada e a semeadura das olerícolas já realizada.

IV - Olericultura orgânica – Plantio (16h00)
Será utilizada parte da área (300m²) onde foi semeado o coquetel de adubos verdes, a área restante será utilizada para a obtenção de sementes e como cobertura morta. A cobertura morta deve ser para a retenção de umidade, proteção do solo contra chuvas diretas, ventos, sol forte e, também, proporcionar a liberação lenta de nitrogênio para as plantas.
No preparo dos canteiro, covas e sulcos, é usada a compostagem, que também já estará no ponto. As mudas utilizadas serão as que foram semeadas no módulo anterior (formação de mudas).
Ao final deste módulo, o plantio das hortaliças deverá estar efetivado.

V - Olericultura orgânica – Tratos culturais (16h00)
É a fase em que se faz o controle de plantas invasoras, a irrigação, o desbaste, etc. Os tratos culturais podem variar de acordo com cada espécie cultivada.
Neste módulo a horta já está implantada e em pleno desenvolvimento.

VI - Olericultura orgânica – Pragas e doenças (16h00)
Evidencia a importância da teia da vida e da cadeia alimentar, pois onde existe um ecossistema equilibrado, não existem pragas. As doenças, causadas em sua grande maioria pelo desequilíbrio nutricional, que pode ser identificado observando o aspecto da planta e corrigindo com o manejo do solo e com a aplicação de caldas nutritivas, de lenta absorção.

VII - Olericultura orgânica – Colheita e beneficiamento (16h00)
É identificado o momento ideal de colheita e os cuidados necessários para se obter um produto de boa qualidade e, também, a forma de preparar os produtos nas embalagens e transporte.

VIII - Olericultura orgânica – Custos de produção (8 horas)
Procura mostrar formas bastante simples para que sejam calculados os custos diretos do cultivo orgânico, que pode ser menor ao cultivo convencional.
Ao final deste módulo, uma planilha de custos deverá estar estruturada.

IX - Olericultura orgânica – Comercialização (8 horas)
Apresenta as normas para a produção e certificação de produtos orgânicos, os tipos de certificação e certificadoras no Estado de São Paulo. Revela, ainda, os canais de comercialização, sempre enfocando a necessidade da produção planejada e comercialização em grupos de produtores.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Módulo I - Olericultura orgânica – Preparo do solo
I. Solo (Física do solo, Biologia do solo, Química do solo); II. Escolha da Área; III. Equipamentos e Utensílios; IV. Planejamento da Área (Adubação Verde, Rotação de culturas, Pousio, Quebra-ventos, Consorciação de plantas); V. Amostragem de Solo; VI. Preparo do Solo (Análise física do solo, Reestruturação do solo, Cobertura morta, Subsolagem mecânica, Aração biológica, Calagem, Fertilização do solo)

Módulo II - Olericultura orgânica – Compostagem
I. Compostagem (Importância, Tipos de compostos: Biológico, Nutricional, Elicitor); II. Escolha da Área (Acesso, Topografia, Disponibilidade de água); III. Equipamentos Necessários; IV. Materiais Utilizados (Tipos de materiais, Propriedades dos materiais, Proporção de materiais para a mistura); V. Montagem da Pilha; VI. Manejo da Pilha (Tempo para a reviragem, Temperatura, Umidade); VII. Características do Composto Pronto; VIII. Formas de Utilização do Composto Orgânico

Módulo III - Olericultura orgânica – Produção de mudas
I. Instalação do Viveiro (Acesso, Topografia, Disponibilidade de água); II. Equipamentos e Materiais Necessários (Tipos, Propriedades, Construção); III. Preparo de Substrato (Material necessário, Proporção de materiais para a mistura); IV. Propagação de Mudas

Módulo IV - Olericultura orgânica – Plantio
I. Preparação do Local de Plantio (Exigências nutricionais, Fontes de nutrientes, Preparação manual dos canteiros, Preparação mecânica dos canteiros, Preparação mista dos canteiros, Preparação das leiras, Preparação dos sulcos, Preparação das covas); II. Plantio ( Semeadura direta, Transplante das mudas, Cobertura dos canteiros)

Módulo V - Olericultura orgânica – Tratos culturais
I. Manejo e Tratos Culturais (Desbaste de frutos, Penteamento, Polinização, Estiolamento, Estaqueamento ou tutoramento, Desbrota, Amontoa, Irrigação da horta, Fertilização, Controle de plantas espontâneas, Capação, Raleio, Poda de limpeza, Reconhecimento do estado nutricional da planta); II. Rotação de Cultura (Plantas indicadoras, Alelopatia, Consorciação)

Módulo VI - Olericultura orgânica – Pragas e doenças
I. Trofobiose; II. Principais Pragas (Causas, Sintomas, Formas de controle); III. Principais Doenças (Causas, Sintomas, Formas de controle); IV. Preparo de Caldas; V. Homeopatia

Módulo VII - Olericultura orgânica – Colheita e beneficiamento
I. Colheita (Ponto de colheita, Formas de colheita); II. Beneficiamento (Classificação, Tipos de embalagem, Condições ideais de armazenamento)

Módulo VIII - Olericultura orgânica – Custos de produção
I. Conceitos de Custos de Produção (Custos fixos, Custos variáveis); II. Determinação de Custos de Produção (Instrumentos utilizados, Formas de apropriar despesas, Determinação do ponto de equilíbrio ou nivelamento)

Módulo IX - Olericultura orgânica – Comercialização
I. Comercialização (Conceitos de comercialização, Conceito de certificação, Formas de certificação, Processo da certificação, Rastreabilidade, Legislação para a certificação); Certificadoras no Estado de São Paulo; Formas de Comercialização (Distribuidoras, Feiras livres, Cestas, Supermercados, Associações,
Cooperativas, CEASAS, Mercado externo)

OS ENCONTROS SERÃO REALIZADOS AOS SÁBADOS E DOMINGOS (UM SÁBADO E DOMINGO POR MÊS) COM DURAÇÃO DE OITO MESES.

Nenhum comentário: