quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Juventude ribeirãopretana se une para barrar votação de projeto que altera Conselho Municipal de Juventude

"Aprovação de mudanças seria um grande retrocesso aos jovens", afirma coordenador da Frente Cívica
No último dia 23 de fevereiro, a juventude ribeirãopretana pode comemorar a retirada de pauta do projeto que altera a composição do Conselho Municipal de Juventude. Esse conselho é um instrumento da juventude a favor de políticas públicas, onde se debate, fiscaliza e delibera ações por meio da lei complementar de Nº 628, de 08 de Janeiro de 1997.

Na ocasião, foi organizada uma eleição no Ministério Público para garantir de forma democrática a composição do conselho. “No início, tive a honra de presidir esse trabalho e, em nossa gestão, organizamos o regimento interno e travamos muitas discussões com o governo para a implementação de políticas públicas”, afirma o coordenador do Grupo de Estudos sobre Políticas para Juventude da Frente Cívica, Fábio Sardinha.

Atualmente, o conselho está apenas na lei e, nesse último encontro, o governo encaminhou com urgência para Câmara Municipal a alteração dessa determinação. “A mudança é justamente no item que trata sobre sua composição, retirando duas vagas da sociedade civil e aumentando em 50% as vagas do poder público”, afirma Sardinha.

Felizmente, entidades e demais jovens rapidamente se organizaram e, em reunião, exigiram que o projeto fosse retirado da sessão, pois a aprovação dele resultaria em um grande retrocesso para a juventude, já que propunha a retirada de vagas da sociedade civil, falta de representatividade de entidades no conselho, de grupos que militam pela diversidade sexual e muitas outras que não estavam sendo contempladas. “Diante da pressão da sociedade civil, ficou definido que teremos quatro audiências púbicas por zona da cidade para tratar sobre o conselho. É uma medida democrática”, aponta Sardinha.


Autor: Assessoria de imprensa | Frente Cívica

http://www.frentecivica.org.br/site/st-noticias.php?p=100

Nenhum comentário: