quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Reflexões de futebol e educação...

Esse ano peguei muitas 5° séries para dar aulas, tive um pouco de receio devido à idade e a didática que teria que aplicar, pois estou mais adaptado a dar aulas para os anos finais do ensino fundamental e médio, mas estou me surpreendendo muito com eles, e hoje tive mais uma surpresa quando na maior espontaneidade um aluno levanta a mão e me pergunta:

" Professor, por que jogador de futebol ganha mais do que professor? 

Fiquei surpreso pelo seu questionamento carregado de reflexão e respondi até com uma certa dose de espontaneidade:

" O Brasil é reconhecido como país do futebol pelo amor e paixão que muito brasileiros sentem a este jogo, e toda essa paixão faz com que alguns ganhem muito dinheiro, mas enquanto a grande maioria dos brasileiros que também gostam de futebol não sentirem a mesma paixão para que todos tenhamos uma educação pública de qualidade, nós professores ainda seremos desvalorizados por aqueles que nos representam”, depois do bate papo reflexivo prossegui com a aula, mas continuei pensando como que na inocência das palavras de uma criança podem despertar tamanha sinceridade e sentimentos de solidariedade para com aqueles que dedicam sua vida para o desenvolvimento social e intelectual do próximo, sentimento esse que faria muito bem para uns e outros responsáveis pela gestão da educação pública.


Nenhum comentário: