segunda-feira, 19 de junho de 2017

Ribeirão Preto 161 anos de muita luta e resistência


Hoje Ribeirão faz aniversário, uma cidade que se inicia por disputas de terras por grandes latifundiários, posseiros e coronéis do fim do século XIX, daquela época até os dias de hoje se mantém as disputas políticas baseadas no coronelismo radiofônico e televisivo de famílias ditas tradicionais de nossa urbe e a resistência e luta de nosso povo.

Ribeirão não é somente a história daqueles que sempre tiveram grandes propriedades e capital mas principalmente daqueles que fizeram sua história, a essência da cidade que são os trabalhadores do campo, imigrantes, mulheres, jovens, escravos e todos que de alguma forma contribuiram para Ribeirão chegar aos seus 161 anos.

Ribeirão do presente pode ser representada por todas aquelas vozes  que tentam ser caladas a todo tempo nos mais variados bairros de nossas periferias, que carecem de políticas públicas e fazem das dificuldades suas oportunidades através da arte na rua, é o grafite, a poesia nos muros, o grito, a dança, a poesia nas rodas de capoeira, enfim a periferia pulsa e resiste.
 
Hoje podemos dizer que não temos muito a comemorar mas sim a refletir e lutar por uma Ribeirão mais justa, democrática e para todos e todas através de políticas públicas construídas por esse povo que sabe muito bem as suas reais necessidades e caminhos para mudar essa realidade.

 Ribeirão Preto é nossa e precisamos lutar para mantermos o que mais de lindo temos nela, que é sua diversidade e esperança do seu povo, Parabéns Ribeirão e o nosso presente é de luta e resistência por uma cidade sempre justa, democrática e igualitária!!!!

Nenhum comentário: