terça-feira, 31 de agosto de 2010

Movimento propõe compromisso com políticas públicas para os jovens nos programas de governo dos candidatos em 2010.

Movimento propõe compromisso com políticas públicas para os jovens nos programas de governo dos candidatos em 2010.

O Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) e diversas organizações sociais e políticas lançaram no mês de julho o Pacto pela Juventude, que é um convite a todos os candidatos aos governos federais e estaduais pela inclusão de políticas públicas para a juventude brasileira em suas plataformas eleitorais. Concentradas no site http://pactopelajuventude.wordpress.com, tais entidades pretendem inserir cada vez mais as demandas dos jovens no debate político e reforçar o protagonismo juvenil.

As reivindicações do Pacto incluem a criação do Sistema Nacional de Juventude para a implementação de ações por parte dos governos, a garantia de educação e oportunidades de trabalho dignas, a adoção de políticas afirmativas, o acesso à cultura, o direito à comunicação e o fortalecimento dos canais de participação democrática, entre outras. Além de expor as propostas do Pacto na íntegra, o site traz todas as orientações de como montar seu comitê de mobilização e, a partir daí, agendar plenárias para entregar o documento e pedir a adesão de candidatos. Na mesma página, você encontra uma galeria de fotos e conhece quais políticos aderiram à iniciativa.

A UJS também está engajada nessa onda e já começa a convocar reuniões por todo o país. É importante que nossos militantes engrossem essa movimentação e procurem não só candidatos aos governos de Estado, como também os aspirantes aos cargos de deputado estadual e federal e senadores. Quanto maior o número de políticos compromissados com as causas da juventude, maiores serão as conquistas e participação nas decisões políticas.

Vale lembrar que, por conta de limitações jurídicas, o Conjuve não poderá encabeçar as atividades. Dessa maneira, o Pacto pela Juventude está sob responsabilidade única e exclusiva das organizações da sociedade civil, o que reforça a necessidade de engajamento máximo. Além do site, o Pacto da Juventude conta ainda com perfil no Twitter e a hashtag #Pacto2010 para divulgação. Todas as ações deverão ser enviadas ao e-mail pactopelajuventude2010@gmail.com para serem publicadas no agregador da campanha.

Fonte: www.ujs.org.br

Nenhum comentário: