terça-feira, 5 de julho de 2011

Funeral para a Saúde

 Gostaria de relatar com muito pesar um fato que ocorreu comigo e minha familia na unidade de saúde de nossa cidade, ontem dia 04 de Julho de 2011 estive na UBDS do Quintino II, minha mãe teve um aumento de pressão repentino, a mesma deu entrada no posto as 17:00 e foi atendida por volta das 19:00, depois de muitas informações desencontradas sobre se tinha médico na unidade para prestar o atendimento ela foi medicada quase as 19:30.

Diante desta situação procurei me informar com funcionários e pacientes sobre o que estava acontecendo no posto para ter aquela demora no atendimento, foi então que descobri que no período da manhã houve uma agressão a um médico na unidade Dr. Sandro que teve a retina descolada devido a violência do paciente que estava sendo atendido.

Segundo informações o paciente estava algemado e também atacou uma enfermeira de nome Daniela, o médico agredido não estava na unidade naquele momento para atender a população devido a este fato que ocorreu na parte da manhã.

A unidade está em reforma e não há espaço e organização para o atendimento a população, além de constatar que apesar de nas salas de atendimento constar estrutura para instalação de computadores o mesmos se encontram guardados em armários sem utilização nenhuma, perguntei pela gerente da unidade e nisso fui atendido pela sua substituta no momento cujo nome não me recordo agora, e questionei com a mesma sobre a comissão local de saúde, se estava tendo reuniões, como estava o andamento, a mesma não soube me informar sobre os dias da reunião, só confirmou que tinha e que me informasse na secretaria sobre os dias das reuniões da comissão, e foi o que fiz hoje e descobri infelizmente que desde 2009 não tem comissão local de saúde na unidade do Quintino II, mais um fator que colabora para o caos que se encontra a saúde nesta unidade, é necessário medidas urgentes de atenção com relação a saúde de nossa população, pois ninguém vai ao médico para passeio, mas sim porque precisa de fato, é um direito fundamental o acesso a saúde de forma digna e integral, e o que presenciei nesta unidade náo é nada digno para aqueles que precisam de atendimento.

Nenhum comentário: