segunda-feira, 18 de julho de 2011

Seminário “Olhar o Centro”


O projeto consiste na realização de um seminário sobre o centro histórico da cidade de Ribeirão Preto a partir da Rua José Bonifácio, rua significativa na história da cidade. Esse seminário com três dias de duração, fará um diagnóstico da situação do patrimônio histórico da cidade por meio de seu agentes, trará experiências exitosas de conservação de centros históricos de outras cidades como também trabalhos acadêmicos sobre a Rua José Bonifácio e o centro da cidade e, posteriormente, traçará um cenário e uma agenda positiva para a área. Como evento complementar, um concurso e exposição de fotografias "Olhar o Passado" para estimular o reconhecimento do povo ribeirãopretano dos diversos elementos históricos espalhados pelo centro. O projeto terá duração de seis meses, sendo que o concurso de fotografia antecederá o Seminário num período de quatro meses entre divilgação, inscrição e seleção. As fotos selecionadas, por juri especial formado por pessoas indicadas pelas instituições aliadas, comporão a exposição na abertura do Seminário e serão premiadas as vencedoras do juri popular composto pelos participantes do Seminário e permanecerão expostas no Memorial da Classe Operária - UGT e posteriormente em outros espaços disponíveis. No primeiro dia de evento haverá a abertura da exposição e do Seminário com a apresentação do diagnóstico. No segundo dia, a apresentação das experiências e dos trabalhos acadêmicos e a premiação do concurso de fotografia. No terceiro dia a realização de um mini-curso abordando práticas, fundamentos e legislação da área. Como produto do evento, a publicação digital da memória do evento contendo as fotos vencedoras.

Data: Dias 15, 16 e 17 de Setembro de 2011.
Local: Memorial da Classe Operária – UGT
Rua José Bonifácio, 59 – Centro – Ribeirão Preto/SP
Fone: (16) 3610-8679
Informações e Inscrições: www.paubrasil.org.br

(no site será postado o regulamento e a ficha de inscrição para o concurso de fotografia, como também toda a informação e inscrições para o seminário)

Realização: Associação Cultural e Ecológica Pau Brasil / Associação Amigos do Memorial da Classe Operária – UGT/ Sindicato dos Arquitetos do Estado de São Paulo – SASP.

Apoio: Prêmio de Incentivo à Cultura – Secretaria de Cultura - Prefeitura da Cidade de Ribeirão Preto.








Programação preliminar.

Dia 15 – Quinta feira

18h30 - Credenciamento
19h00 – Abertura da Exposição de fotografias “Olhar o Passado” e Exibição do filme sobre o centro de Ribeirão Preto
20h00 – Palestra do Prof°. Eder Donizete da Silva e lançamento do livro “A história contadada através de uma rua” de sua autoria.
21h30 – Encerramento com a premiação das fotos vencedoras.

Dia 16 – Sexta-feira

09h00 às 10h15 - Apresentação de Trabalhos Acadêmicos sobre o Centro de Ribeirão Preto: Prof°. Rodrigo de Faria - "Ribeirão Preto, uma cidade em construção"
10h15 – Café
10h30 às 11h30 – Apresentação do Inventário de Referencias Culturais de Ribeirão Preto – Relatório da Fase I - Rede de Cooperação Identidades Culturais
11h30 às 12h00 – Intervenções e debates
12h00 – Almoço
14h00 às 15h30 – Apresentação de Experiências Exitosas de Conservação de Centros Históricos
15h30 - Café
15h45 às 17h00 - Discussão de Estratégias de Aplicação da Política Pública de Educação e Preservação do Patrimônio Cultural
Exibição do filme sobre o centro de Ribeirão Preto no Cine Clube Cauim para alunos da rede pública (horário a definir)

Dia 17 – Sábado

09h00 às 12h00 – Mini Curso de Educação Patrimonial com Liamar Tuon


O objetivo principal do projeto é estimular os cidadãos e cidadãs de Ribeirão Preto para elaboração de uma política pública de Educação e Preservação Patrimonial com instrumentos de sensibilização e divulgação do patrimônio histórico e cultural de Ribeirão Preto. A partir da experiência e do contato direto com temas, e evidências específicas de manifestações culturais, a população, através da sensibilização, conscientização e motivação, experimentam diretamente o acesso as informações, compreendendo e valorizando, num processo contínuo de conhecimento.
A educação patrimonial leva a um processo de autoconhecimento, apropriação e valorização da herança cultural e da identidade com a cidade. Com o resgate de uma relação de afeto da comunidade com o patrimônio, o projeto pretende contribuir para o acesso à produção de bens culturais, promovendo o sentimento de identidade e cidadania.
A proposta visa alcançar a população, em conjunto com outros organismos de ação cultural, social e regional da cidade, focando sempre em ajudar a comunidade a resgatar a identidade local e o aprendizado.
Pretende-se atingir com o projeto o maior número possível de pessoas, sendo elas o objeto multiplicador da ação.
A proposta é divulgar e orientar os cidadãos a conservar e preservar não só o patrimôno histórico e artístico da cidade, mas também os próprios espaços de uso coletivo.


Nenhum comentário: