sábado, 21 de abril de 2012

CARAVANA DA UNE CHEGA A RIBEIRÃO PRETO E TRAZ DEBATE SOBRE AGRICULTURA SUSTENTÁVEL

Circuito UniverCidade, iniciativa inédita da UEE-SP, passa por todas as regiões do estado para conhecer a realidade local dos estudantes universitários paulistas e os principais desafios urbanos de seus municípios

Transporte, meio ambiente, emprego, segurança, tecnologias, cultura, tolerância, esporte, educação, moradia, empreendedorismo, saúde, quais são os principais desafios das cidades paulistas hoje e no futuro, segundo a visão da sua juventude? Para chegar a essa resposta, a União Estadual dos Estudantes (UEE-SP) promove, no próximo dia 23 de abrilsegunda-feira, na USP o Circuito UniverCidade.

Na programação que ocorrerá durante todo o dia, haverá debate sobre agricultura sustentável com representantes da EMBRAPA, MST e USP, além de atividades culturais, exibição de filmes, aula espetáculo e show com a banda Z’África Brasil, promovendo uma grande circulação de ideias em torno do tema da juventude e sua relação com a cidade.

O Circuito UniverCidade é uma iniciativa inédita que está percorrendo 15 importantes universidades de 12 cidades em todas as regiões todo o estado, em uma maratona de encontros com legisladores, representantes de organizações não governamentais, artistas, esportistas, ambientalistas, profissionais liberais e intelectuais.

O Circuito, que é realizado em conjunto com a União Nacional dos Estudantes (UNE), também tem entre os seus objetivos produzir um documento final, após o diagnóstico sobre a realidade de cada município, que irá conter as reivindicações do movimento estudantil paulista para as eleições municipais do segundo semestre, sendo encaminhado aos candidatos a prefeito no Estado.

ROTEIRO
29/03 - Santos: UNISANTA
02/04 - São José dos Campos: Câmara Municipal
05/04 - São Bernardo do Campo: UFABC
10/04 - Campinas: UNICAMP
12/04 - Sorocaba: UNISO
18/04 - São Carlos: UFSCar
23/04 - Ribeirão Preto: USP
25/04 - São José do Rio Preto: UNIRP
27/04 - Marília: UNESP
04/05 - Presidente Prudente: UNESP
09/05 - Piracicaba: UNIMEP
14/05 - São Paulo: UNIP
15/05 - São Paulo: Uninove


PROGRAMAÇÃO EM RIBEIRÃO PRETO
Tema: Agricultura Sustentável
Data: 23 de Abril de 2012
Local: USP Ribeirão

12h – Aula espetáculo do Circuito UniverCidade com Mestre Lumumba e os Aprendizes da BR
Local: Vão do Restaurante Universitário

14h – Cinema: “O afeto que se encerra em nosso peito juvenil”, de Sílvio Tendler
O filme conta a história da UNE e do movimento estudantil
Local: Anfiteatro Professor Dr. André Jacquemin (Prédio da FFCLRP)

15h – Reunião do Circuito Universitário de Cultura e Arte (CUCA) da UNE
Tema: Cultura em Rede: Conexões Culturais no Brasil
Local: Anfiteatro Professor Dr. André Jacquemin (Prédio da FFCLRP)

15h30 – Apresentação de Afoxé do Ponto de Cultura
Local: Cantina da Filosofia

16h00 – Debate: Agricultura Sustentável
Convidados: Paulo Francisco Soares Freire (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra - MST), Celso Manzatto (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA), Marcelo Pereira (Professor da USP)
Local: Anfiteatro Professor Dr. André Jacquemin (Prédio da FFCLRP)

18h – Encerramento da atividade do Circuito UniverCidade em Ribeirão Preto
Convidados: Escambo Periférico – Wesley Noog, Veja Luz, Z’África Brasil

SOBRE O CIRCUITO UNIVERCIDADE
São Paulo é, simultaneamente, o estado com maior numero de estudantes universitários, totalizando mais de um milhão de alunos. Os desafios que essa grande massa estudantil enfrenta em seu dia a dia e enfrentará após concluir seus estudos estão absolutamente incorporados aos desafios gerais de suas cidades, sua sustentabilidade, políticas públicas e soluções para os problemas urbanos.

O Circuito UniverCidade traz os jovens para o centro das discussões sobre a cidade, entendendo que é no espaço público que a juventude afirma sua identidade, circula, se organiza em grupos, desenvolve projetos, compartilha ideias e soluções para o mundo à sua volta. A universidade, espaço nativo para a reflexão e a recriação das realidades, transforma-se portanto em um colorido laboratório de propostas da juventude para a construção da nova cidade, mais humana, plural, solidária, criativa, sustentável, socialmente justa, conectada e universal.  

TEMAS DO CIRCUITO UNIVERCIDADE
Cada cidade discutirá um tema, entre eles: direitos humanos e segurança na cidade; trabalho e empreendedorismo; direito à moradia; ciência e tecnologia; novas tecnologias e internet; esporte, lazer e qualidade de vida; tecnologias de transporte e políticas de mobilidade urbana; agricultura sustentável; cultura da ética, da estética e da economia; saúde e saneamento básico; energias renováveis; resíduo e meio ambiente; eficiência nos serviços, participação e gestão pública; educação integral e transformadora.

SOBRE A UEE-SP
Em São Paulo, os estudantes universitários estão organizados, há mais de 60 anos, pela União Estadual dos Estudantes (UEE-SP), um dos movimentos de juventude mais antigos do país, ao lado da União Nacional dos Estudantes (UNE). Já foram presidentes da UEE-SP personagens da vida nacional como ex-governador de São Paulo José Serra e o ex-deputado e ministro José Dirceu.
Saiba mais sobre a UEE-SP: http://bit.ly/yt6EZU

Nenhum comentário: