quarta-feira, 11 de abril de 2012

Oficina Cultural Candido Portinario - Oficina Cultural Candido Portinari

 
 
ARTES PLÁSTICAS / LITERATURA
 
OFICINA: A XILOGRAVURA EM GRACILIANO RAMOS
Coordenação: André Costa.
16/4 a 21/5 – segundas-feiras – 18h30 às 21h30.
Público: interessados a partir de 14 anos.
Inscrições: 2 a 13/4.
Seleção: primeiros inscritos.
15 vagas.
 
A partir de textos de Graciliano Ramos, os participantes serão orientados a criar obras em xilogravura – uma das técnicas mais antigas de impressão artesanal – para uma exposição que ocorrerá durante a 12ª Feira do Livro de Ribeirão Preto, que este ano homenageia o autor de "Vidas Secas".
 
Licenciado em Artes Plásticas e especializado em Ensino de Artes Visuais, André Costa já expôs em várias cidades do Estado, angariando prêmios como Menção Honrosa na XXV Semana de Portinari (2000), em Brodowski, e na Mostra Ribeirão-Pretana do MARP, em 2001.
 
 
AUDIOVISUAL
 
OFICINA DE SONORIZAÇÃO: SOUND DESIGN
Coordenação: Rubens Toledo.
5/5 – sábado – 10h às 13h e 14h às 17h.
Público: interessados com conhecimentos em audiovisual e artes cênicas.
Inscrições: 2/4 a 3/5.
Seleção: carta de interesse e currículo.
30 vagas.
 
A oficina busca esclarecer e discutir os principais conceitos sobre a construção da trilha sonora de um projeto audiovisual, detalhando técnicas utilizadas e suas relações com as escolhas estéticas possibilitadas pelo roteiro e selecionadas pelo diretor do filme. Assim, tópicos como som ambiente, ruído de sala, diálogos, música, escolha de equipamento e softwares de edição serão abordados.
 
Mestre e doutor em Cinema pela ECA-USP, Rubens Toledo é cineasta e professor de Fotografia Cinematográfica na FAAP. Trabalhou com edição de som e mixagem nos longas-metragens "Terra Estrangeira" e "Cassiopéia".
 
 
COMUNICAÇÃO
 
OFICINA: O PAPEL DO TELEJORNALISMO NA SOCIEDADE – PASSADO, PRESENTE E FUTURO
Coordenação: João Carlos Borda.
17 a 26/4 – terças e quintas-feiras – 19h às 21h.
Público: interessados no tema, a partir de 17 anos.
Inscrições: 2 a 13/4.
Seleção: primeiros inscritos.
30 vagas.
 
O que é notícia? Como escolher qual vai ao ar e por quê? Com essas questões como pano de fundo, a atividade tem como proposta suscitar o debate crítico sobre o jornalismo televisivo no país, percorrendo temas polêmicos como manipulação na veiculação de informações, apuração, imparcialidade e guerra pela audiência ao longo da história dessa forma de comunicação.
 
João Carlos Borda é formado em Ciências Sociais e Jornalismo. Atuou como repórter, editor e chefe de telejornalismo em diversas emissoras nacionais e atualmente faz reportagens para o "Globo Repórter", o "Fantástico" e outros telejornais da Rede Globo.
 
 
CULTURA GERAL
 
OFICINA: A ARTE DA ENCADERNAÇÃO
Coordenação: Alexandre Martinelle.
2/5 a 20/6 – quartas-feiras – 18h30 às 21h30.
Público: interessados a partir de 15 anos.
Inscrições: 2 a 27/4.
Seleção: primeiros inscritos.
30 vagas.
 
A oficina promove o aprendizado de técnicas de encadernação e conservação de materiais impressos como livros, revistas e fascículos. Para tanto, os participantes vão confeccionar e recuperar livros a partir de materiais básicos (papel, papelão, linha, cola), aprendendo a desmontar, higienizar e reencadernar esses volumes.
 
Alexandre Martinelle formou-se em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela UFSCar, com aperfeiçoamento em Encadernação e Conservação de Livros. Como bibliotecário, trabalhou para faculdades e no projeto Ribeirão das Letras do Instituto do Livro de Ribeirão Preto.
 
 
DANÇA
 
SEXTA DA DANÇA: CICLO DE FILMES
Projeto que busca incitar a reflexão sobre os caminhos da dança em Ribeirão Preto e região e consiste na exibição de documentários sobre dança seguida por debate entre público e um especialista da área, toda primeira sexta-feira de cada mês.
 
 
13/4, 4/5 e 1/6 – sextas-feiras – 19h às 21h.
Público: profissionais e estudantes de artes cênicas.
30 lugares por exibição.
Programa:
 
13/4
Versos Íntimos
Coreografia de Sandro Borelli para a Distrito Cia. de Dança.
Debatedora: Patty Brown (professora e coreógrafa, formada em Dança nos Estados Unidos e no Brasil).
 
4/5
CRIART Companhia de Dança
Trechos de espetáculos da CRIART, de Olinda (PE).
Debatedora: Silvana Conti (professora e coreógrafa, fundadora da Equilíbrio Companhia de Dança).
 
1/6
Caminho das Sedas
Documentário sobre a vida e obra da coreógrafa Roseli Rodrigues.
Debatedora: Andréa Colucci (bailarina, coreógrafa e professora de dança).
 
 
 
OFICINA DO GESTO
Coordenação: Suely Machado.
29/6 – sexta-feira – 9h às 13h e 14h às 18h.
Público: profissionais e estudantes de dança.
Inscrições: 2/4 a 27/6.
Seleção: carta de interesse e currículo.
30 vagas.
 
A oficina demonstrará a importância do conhecimento do corpo e das formas de expressão por meio do gesto, servindo-se de técnicas da dança contemporânea, com o objetivo de ampliar as possibilidades de improvisação, criação e atuação.
 
Coreógrafa e bailarina formada em Dança Moderna, Suely Machado é diretora do Grupo de Dança Primeiro Ato, do 1º Ato Centro de Dança e presidente da Associação Mineira de Dança Artística e Acadêmica (Unidança).
 
 
GESTÃO CULTURAL
 
OFICINA: AÇÃO EDUCATIVA EM MUSEUS
Coordenação: Nainôra Freitas.
11/5 – sexta-feira – 14h às 18h.
Público: estagiários de museus, educadores e demais interessados a partir de 18 anos.
Inscrições: 2/4 a 8/5.
Seleção: carta de interesse.
30 vagas.
 
Proposta de reflexão sobre o papel dos museus como espaços de mediação cultural e educativa na sociedade, a fim de identificar atividades que possibilitem tal mediação.
 
Graduada, mestre e doutora em História pela Unesp, Nainôra Freitas é professora do Centro Universitário Barão de Mauá, em Ribeirão Preto, e do Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto.
 
 
OFICINA: ELABORAÇÃO DE PROJETOS E LEIS DE INCENTIVO
Coordenação: Roseli Biage.
16 e 17/6 – sábado – 9h às 13h e 14h às 18h | domingo – 9h às 13h.
Público: agentes culturais e artistas.
Inscrições: 2/4 a 14/6.
Seleção: currículo.
30 vagas.
 
Esta atividade procura orientar o participante a elaborar projetos e apresentá-los de acordo com editais e demais programas de cultura em diversas instâncias. Por meio de técnicas simples, recursos audiovisuais e experimentação prática, a abordagem possibilita ao leigo, ou àqueles que queiram reciclar os conhecimentos, saber um pouco mais sobre a formatação de projetos culturais.
 
Roseli Biage é formada em Letras pela Universidade São Judas Tadeu com especialização em Gestão de Projetos Culturais pela ECA-USP. É colaboradora do Sistema Estadual de Museus da Secretaria de Estado da Cultura, do Collegio das Artes e professora do Curso Técnico de Museus do Centro Paula Souza, em São Paulo.
 
 
LITERATURA
 
RECITAL: TRIBUTO A MARLY DE OLIVEIRA
Coordenação: Lauro Moreira.
16/5 – quarta-feira – 19h às 21h.
Público: escritores, críticos, poetas, estudantes e interessados em literatura.
50 lugares.
 
Conferência-recital composta de uma breve palestra introdutória à obra de Marly de Oliveira, seguida da interpretação de poemas de seus vários livros e ilustrada por um slide-show com fotos. Atividade que faz parte das comemorações dos 109 anos da Biblioteca Padre Euclides e apresentará Lauro Moreira como seu novo presidente.
 
Diplomata aposentado, Lauro Moreira serviu em diversos postos no exterior e sua última função foi de embaixador do Brasil para a CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa). Chefiou a Divisão de Difusão Cultural e o Departamento Cultural do Ministério das Relações Exteriores. Dedica-se ainda ao teatro, ao cinema e à literatura.
 
 
OFICINA: A ARTE DE ESCREVER, PUBLICAR E COMERCIALIZAR O PRODUTO LIVRO
Coordenação: Maria Esther Mendes Perfetti e João Scortecci.
16/6 – sábado – 9h às 14h.
Público: escritores, estudantes e demais interessados no tema.
Inscrições: 2/4 a 14/6.
Seleção: primeiros inscritos.
30 vagas.
 
Abordagem das muitas questões que envolvem o mundo do livro: o processo de criação, preparação de originais, leitura crítica e agenciamento literário, o livro comercial e o livro independente, edição, revisão, liberação, registro de direito autoral, ISBN, contratos, como funciona o mercado editorial, distribuição, comercialização e divulgação do produto livro.
 
Maria Esther Mendes Perfetti é graduada em Biblioteconomia e pós-graduada em Gerência de Sistemas e Serviços de Informação. É editora do portal "Parceiros do Livro", editora-chefe do selo infantil Pingo de Letra do Grupo Scortecci e coautora do "Guia do Profissional do Livro".
 
João Scortecci é escritor, editor, gráfico, livreiro e diretor-presidente do Grupo Editorial Scortecci. Foi conselheiro da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet / Ministério da Cultura), diretor-adjunto e vice-presidente da Câmara Brasileira do Livro em três gestões e é coautor do livro "Guia do Profissional do Livro".
 
 
MÚSICA
 
OFICINA: CORPO DA VOZ
Coordenação: Fabiana Cozza.
22/5 – terça-feira – 18h30 às 21h30.
Público: cantores e atores em formação, a partir de 15 anos.
Inscrições: 2/4 a 18/5.
Seleção: primeiros inscritos.
30 vagas.
 
O objetivo desta oficina é proporcionar uma vivência entre corpo e voz calcada na experiência de trabalho e pesquisa da cantora, com a exploração de exercícios técnicos com foco em respiração, equilíbrio corporal, cuidados com o trato vocal, entre outros.
 
 
Importante intérprete da música brasileira contemporânea com passagens pelo teatro e pela dança, Fabiana Cozza tem dois CDs lançados e foi indicada a prêmios como o Prêmio Tim (2008), nas categorias Melhor Cantora de Samba e Melhor Cantora. Já dividiu o palco com João Bosco, Ivan Lins, Tom Zé e outros ícones da música brasileira.
 
 
PATRIMÔNIO CULTURAL
 
OFICINA: DOCUMENTAÇÃO DE ACERVOS MUSEOLÓGICOS
Coordenação: Paulo Nascimento.
16 a 19/4 – segunda a quinta-feira – 9h às 13h e 14h às 18h.
Público: profissionais de museus e arquivos públicos, agentes culturais e demais interessados.
Inscrições: 2 a 11/4.
Seleção: carta de interesse e currículo.
30 vagas.
 
A oficina capacitará os participantes em museologia por meio de atividades práticas coletivas e enfoque na documentação e catalogação de acervos de museus.
 
Bacharel em Museologia e professor do Curso Técnico de Museu do Centro Paula Souza, Paulo Nascimento atualmente é museólogo do Museu Lasar Segall, tendo atuado ainda no Museu da Casa Brasileira.
 
 
TEATRO
 
OFICINA DE ILUMINAÇÃO CÊNICA
Coordenação: Mauro Júnior.
23 a 28/4 – segunda a sexta-feira – 18h30 às 21h30 | sábado – 9h às 12h.
Público: diretores, atores, alunos de arte e interessados com vivência no teatro.
Inscrições: 2 a 18/4.
Seleção: carta de interesse e currículo.
30 vagas.
 
Norteada por teoria e prática, a oficina busca apresentar e discutir passo a passo os elementos constituintes da iluminação, considerando a cena de um clássico da dramaturgia universal para incentivar as diversas possibilidades de execução desse trabalho.
 
 
Mauro Júnior é diretor, ator, iluminador, diretor de arte e pesquisador. Graduou-se em Artes Cênicas com habilitação em Direção Teatral pela Universidade Federal de Ouro Preto e atualmente é orientador artístico do Projeto Ademar Guerra, desenvolvido pelas Oficinas Culturais do Estado de São Paulo.
 
Descrição: cid:image001.jpg@01CAC685.AC4AE560
 
Oficina Cultural Candido Portinari
 
Rua Visconde de Inhaúma, 490 - 1º andar - Centro - Edifício Padre Euclides - Cep: 14010-903
Ribeirão Preto / SP
(16) 3625-6161 / 3625-6970
Funcionamento: Segunda a sexta-feira das 9h às 18h e sábado das 9h às 12h
 
Informamos que as inscrições para as atividades devem ser realizadas diretamente na Oficina Cultural.   
 
 
 

Nenhum comentário: