terça-feira, 26 de outubro de 2010

Fato Lamentável

No dia 25 de Outubro de 2010 ocorreu um fato lamentável em minha sala de aula, antes de relatar este fato gostaria de expressar aqui minha paixão e respeito pela nobre profissão que é ser professor, educador e para sintetizar esta minha admiração gostaria de citar uma frase do mestre Paulo Freire que é a seguinte: “Como professor não me é possível ajudar o educando a superar sua ignorância se não supero permanentemente a minha".
Partindo desta frase inicio minha reflexão sobre este fato lamentável que ocorreu no Centro Universitário Barão de Mauá onde curso a faculdade de comunicação social, estava assistindo mais uma aula sobre história da cultura fotográfica quando em certo momento questionei o professor sobre sua didática em sala de aula e sobre um comentário feito por ele mesmo em uma de suas aulas de fotografia quando exibida a foto do cantor jamaicano Bob Marley e o mesmo se referiu a este artista apenas como o camarada que tinha 32 piolhos em sua vasta cabeleira, questionei até que ponto este tipo de comentário seria algo relevante para minha formação, e para minha surpresa ele afirmou que era importante sim para cultura geral do formando.
Diante de tal afirmação expressei que este tipo de comentário não agregaria nada em meu currículo e que se fosse pelo menos explanado sobre o significado da música do artista, o simbolismo que o mesmo carrega em suas canções, isso sim seria relevante, este meu questionamento gerou um mal estar que acarretou com o professor ordenando a minha saída da sala de aula depois de discutirmos, ordem esta que me neguei e logo em seguida o mesmo me ameaçou que se não me retirasse chamaria a segurança da faculdade para me retirar, que queria inclusive ver se eu não ia sair com a segurança, não cedi as suas pressões e permaneci em sala e para minha surpresa o mesmo saiu da sala sem dizer nada aos presentes e voltou com dois seguranças para pressionar minha saída , não me movi um centímetro de minha cadeira mesmo com um dos seguranças logo atrás de minha carteira em uma tentativa frustrada de me intimidar, fiquei em sala para garantir meu direito de questionar e aprender coletivamente, se saísse naquele momento para mim representaria a negação do que mais primo que é a liberdade de nos expressarmos livremente sem ser coagidos por aqueles que acreditam ter o poder de afirmar seus valores por outros meios que não o debate saudável e a troca de opiniões, não me alegro em nenhum momento em escrever sobre este fato corrido comigo, mas sinto que tenho o compromisso histórico com aqueles que deram sua vida em nome de uma sociedade livre e democrática e denunciar qualquer forma de opressão que venha a ocorrer comigo ou com qualquer outro que tenha seu direito atingido, este é o grande desafio de nossa geração, é o mínimo que podemos fazer para que os avanços democráticos se consolidem cada vez mais em nossa sociedade, o silêncio premia os opressores, encerro aqui minhas palavras com a frase abaixo.


“É melhor atirar-se à luta em busca de dias melhores, mesmo correndo o risco de perder tudo, do que permanecer estático, como os pobres de espírito, que não lutam, mas também não vencem, que não conhecem a dor da derrota, nem a glória de ressurgir dos escombros.

Bob Marley

Um comentário:

Unknown disse...

"Bob não trouxe ao mundo apenas as mais de 50 espécies de piolho encontradas no seu rasta após sua morte, mas também um novo ritmo e as palavras de amor vindas da Jamaica."

tirei este comentário do blog: http://rockinrinha.wordpress.com/2009/04/29/bob-marley/

alguns falam q eram mais de 20 espécies, outros falam mais de 50. mas oq eu digo é q esses piolhos deveriam ser mais respeitosos com o Bob doq seu professor com seus alunos.