sábado, 16 de outubro de 2010

FELCO – Festival Latinoamericano da Classe Obreira (cine vídeo)




Mostra de documentários independente que visa democratizar o acesso público e gratuito ao audiovisual produzido na América Latina, especialmente no contexto da realidade e cultura da classe trabalhadora e das lutas populares realizadas por movimentos sociais em curso por todo o continente.







Programação e Sinopses:

16 OuT ~ Sábado, 19h

> O PREÇO DA LUZ É UM ROUBO (9min) – Brasil, 2008

DIR: Brigada Audiovisual da Via Campesina

Vídeo produzido pela Assembleia Popular-Mutirão por um Novo Brasil-, para a campanha que luta por um novo modelo energético para o país.

> LA PALAVRA DEL ÁGUA (35min) – México, 2008

DIR: Victor H. Gusman, Ulisses C. Pacheco e Sergio G. Zamora

O filme documenta a atuação da Rádio Nomndaa construída no contexto de resistência popular de uma comunidade mexicana em vias de conquistar sua autonomia.

> 1968 (22min) – Brasil, 1968

DIR: Glauber Rocha e Afonso Beato

A Passeata dos 100 Mil foi um dos eventos mais importantes da luta contra a ditadura militar. A partir de 1967, as passeatas estudantis foram a forma mais significativa de oposição por parte da sociedade ao regime militar, agregando cada vez mais manifestantes por evento e refletindo a crescente insatisfação com a ditadura.

> CINEMA DE QUEBRADA (47min) – Brasil, 2008

DIR: Rose Satiko

Jovens moradores da periferia de São Paulo apresentam o cinema como meio de expressão e de reflexão. Nas quebradas, fazem e exibem vídeos, questionando as representações midiáticas da periferia e construindo novas imagens a partir de suas experiências.

[°°]<> NEM UM MINUTO DE SILÊNCIO (23min) – Brasil, 2008

DIR: Brigada Audiovisual da Via Campesina

O filme analisa os acontecimentos que levaram ao assassinato do camponês Valmir M. Keno, em outubro de 2007 no interior do Paraná, por uma milícia armada contratada pela transnacional Syngenta Seeds. Keno e mais 20 agricultores foram assassinados no PR nos últimos 10 anos lutando pela terra e por uma vida digna aos camponeses.

> GORUTUBAS – UM OLHAR SOBRE QUILOMBOS NO BRASIL (22min) – Brasil, 2006

DIR: Júnia Torres e Cida Reis

O povo gorutubano é remanescente de quilombo e vive no Vale do Rio Gorutuba, norte de Minas Gerais, desde o séc. XVIII. O filme trata do processo de expropriação iniciado nos anos 40 e intensificado a partir da década de 70.

> MULHERES DA VIA (25min) – Brasil, 2007

DIR: Lívia Bacelete

Mais de 600 mulheres participam de ação em protesto contra as transnacionais e o sistema financeiro, que juntos, buscam o controle dos recursos naturais do país, como os minérios e as terras. As mulheres tomam a entrada da mina Capão Xavier, da empresa Minerações Brasileiras Reunidas (MBR), do complexo de usinas da Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), na região metropolitana de Belo Horizonte, MG.

!! ENTRADA FRANCA !!

colaborações espontâneas e rifas espertonas

UGT

MEMORIAL DA CLASSE OPERÁRIA

Rua José Bonifácio, 59 - centro

Ribeirão Preto

Nenhum comentário: