quarta-feira, 8 de junho de 2011

Reunião da Associação Amigos do Arquivo Histórico de Ribeirão Preto

Toda cidade que tenha a pretensão de ser grande tanto do ponto de vista econômico como social precisa preservar sua história e acima de tudo valorizá-la através da implementação de políticas públicas eficientes que vão de encontro a esta demanda.

Por isso é de vital importância que todos participem de forma direta ou indireta da preservação de nossa história através de associações, entidades ou mesmo cobrando do poder público constituído ações de preservação de nossa história, por isso posto abaixo o convite para quem desejar se tornar associado da associação amigos do arquivo histórico de Ribeirão Preto participar de nossa próxima reunião, eu contribuo sempre que possivel participando das reuniões e divulgando este belíssimo e importante trabalho em nossa cidade.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
No dia 11 de junho será realizada uma reunião da Associação de Amigos do Arquivo para eleição da nova diretoria (2011-2013) e discutir projetos para o futuro do Arquivo. Segundo Leila Heck, atual tesoureira da Associação, "a participação da comunidade, estudantes, professores e público interessado é de fundamental importância para fortalecer e ampliar os projetos e ações da Associação que tem como objetivo a melhoria do nosso Arquivo".

O Arquivo de Ribeirão Preto, fundado em 1992, conta com cerca de 200 mil documentos, do período de 1860 a 1980, entre os quais estão jornais, fotografias, mapas e documentos que retratam a história da cidade. Fazem uso deste acervo estudantes universitários, professores, crianças e jovens e a própria imprensa (jornais, revistas, tv), que recorrem ao Arquivo em busca de informações sobre a Ribeirão Preto antiga.

Na atualidade o Arquivo enfrenta uma série de dificuldades: problemas de espaço para abrigar mais documentos, falta de profissionais especializados, deterioração dos documentos, etc. "Estes problemas precisam ser enfrentados e resolvidos radipadamente para garantir a preservação da memória de Ribeirão Preto", enfatiza Leila.

A reunião é aberta ao público em geral - os interessados podem se associar à Amigos do Arquivo e ajudar a preservar a nossa história.

A reunião acontecerá na sede do Arquivo, na Rua José da Silva n. 915 (entrada pela Rua Franca), bairro Jardim Paulista, às 14 horas, no próximo sábado.

Mais informações pelo telefone 3625 6712.

Nenhum comentário: