quarta-feira, 22 de junho de 2011

Seminário internacional sobre Gramsci

Seminário internacional sobre Gramsci abre prazo para propostas de trabalhosEvento em Marília reúne palestrantes de Itália, Cuba e México, além de especialistas brasileiros

A comissão organizadora do IV Seminário Científico Internacional Teoria Política do Socialismo: "Antônio Gramsci na Periferia” abriu prazo, até o dia 30 de junho, para propostas de trabalhos que serão apresentados na sessão de comunicações do evento, que será de 15 a 18 de agosto no Anfiteatro I da Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Câmpus de Marília.

Nascido em Ales, na ilha da Sardenha (Itália), em 22 de janeiro de 1891, Antonio Gramsci é um dos maiores expoentes das teorias políticas de esquerda. Detido em 1926, passou anos na prisão, na qual produziu o seu principal legado intelectual, os chamados 32 Cadernos do Cárcere, escritos sem a intenção de que fossem publicados e que acabariam sendo organizados e trazidos a lume anos depois da morte do seu autor em 1937.

Campos temáticos

As propostas de trabalhos devem estar inseridas em uma das seguintes áreas: (1) O pensamento político de Gramsci; (2) Gramsci e a educação; (3) Gramsci e as periferias, Gramsci nas periferias; (4) Teoria política marxista de Marx a hoje; (5) Movimentos sociais nas periferias; (6) Organização, cultura e política do mundo trabalho e (7) Crítica cultural.

Coordenada pelo professor Marcos Tadeu Del Roio, a iniciativa do seminário é do Departamento de Ciências Políticas e Econômicas da FFC, do Grupo de Pesquisa Cultura e Política do Mundo do Trabalho, do Instituto Astrojildo Pereira, da International Gramsci Society e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Unesp-Marília.

O encontro trará palestrantes de Itália, Cuba e México, além de personalidades de prestígio do cenário intelectual brasileiro, como Carlos Nelson Coutinho.

Mais informações estão disponíveis no endereço http://migre.me/55DR9 .

Nenhum comentário: