sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

União Brasileira dos Estudantes Secundaristas realiza encontro de 1 e 4 de dezembro no Expo Center Norte; ministro Fernando Haddad e o prefeito Gilberto Kassab são presenças confirmadas


Quinze, dezesseis, dezessete anos de idade, nunca é cedo demais para começar a questionar os problemas do país ou do mundo, pintar as caras ou participar de uma campanha na internet, montar um grêmio, debater, ouvir e ser ouvido. Para isso, cerca de cinco mil jovens, estudantes de escolas de todos os estados do país, reúnem-se em São Paulo entre os dias 1 e 4 de dezembro (quinta a domingo) no 39º Congresso da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES).

Com o tema “Todos juntos por uma educação do tamanho do Brasil”, o congresso acontece no Expo Center Norte dias 1 e 2/12 (Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme) e no Colégio Salesiano Santa Teresinha dias 3 e 4/12 (R. Dom Henrique Mourão, 201, Santana). Além do tema da educação, haverá debates sobre drogas, saúde dos jovens, desenvolvimento do país, mobilidade e transporte para os estudantes, meia entrada em eventos culturais e também na Copa do Mundo de 2014.

PREFEITO GILBERTO KASSAB PARTICIPA DA ABERTURAA abertura do congresso nesta quinta-feira (1), às 20h, no Expo Center Norte, terá o tema “30 anos de reconstrução da UBES...e ainda tem gente que diz que isso é coisa de criança”. O evento conta com a presença do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. Haverá homenagens a importantes personalidades da vida nacional que começaram sua trajetória dentro da UBES. Entre os ex-militantes do movimento secundarista no Brasil estão desde a presidenta Dilma Rousseff ao ex-ministro da cultura Juca Ferreira.

MINISTRO FENANDO HADDAD PARTICIPA SÁBADOUm dos principais convidados do Congresso, o ministro da Educação Fernando Haddad vai receber e ouvir as reivindicações dos estudantes. O debate com Haddad acontece às 10h da manhã do sábado (3/12) sob a temática “Todos juntos por uma educação do tamanho do Brasil”. O encontro acontece no Ginásio Poliesportivo Colégio Salesiano Santa Teresinha e reunirá milhares de jovens de todo país para discutir as políticas públicas do ministério, como a expansão do ensino técnico, acesso ao ensino superior e assistência estudantil.

Atualmente, a UBES está também em campanha pela aprovação do Plano Nacional de Educação com aplicação de 10% do PIB do país exclusivamente nesse setor. O encontro com o ministro acontece no momento em que entidades como a UBES e a UNE planejam mais mobilizações em Brasília em defesa dessa pauta.

NA SEXTA, GRANDE PASSEATA A PARTIR DO MASPCom a chamada “Estudantes e professores juntos contra a violência escolar, mais investimentos na educação e em defesa da meia entrada”, os jovens prometem tomar uma das principais avenidas da cidade no segundo dia de congresso (2/12). Seguindo o mesmo roteiro da primeira manifestação “Fora Collor” dos caras-pintadas em 1992, o ponto de encontro da passeata será o vão do MASP (Museu de Arte de São Paulo, às 14 horas) e deve culminar na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP).

SOBRE O CONGRESSO DA UBESIrmã da União Nacional dos Estudantes (UNE), a UBES representa os alunos dos ensinos fundamental, médio, técnico, profissionalizante e pré-vestibular do Brasil. Reúne em torno de si todos os grêmios das escolas públicas e particulares, além das entidades estaduais e municipais secundaristas. Desde 1948, data da sua fundação, a UBES defende a juventude e a educação ao lado dos principais movimentos sociais.

O Congresso da UBES é o maior encontro de estudantes secundaristas do Brasil. Além de participar de debates diversos, os jovens cumprem o objetivo de eleger o novo presidente da UBES e decidir os rumos da atuação da entidade para os próximos anos. Nesta edição, os jovens de todos os estados se reúnem em São Paulo, a maior cidade do país e um reflexo da diversidade nacional. Os estudantes somam-se aos mais de 10 milhões de visitantes que vêm à cidade para alavancar os negócios ou estreitar contatos profissionais, fazer compras ou aproveitar um calendário cultural antenado com o que se faz no mundo.

ARTISTAS, PARLAMENTARES E MOVIMENTOS SOCIAIS
Entre os convidados que irão debater com os estudantes está Malvina Tuttman, um dos principais nomes do ministério da Educação e presidente do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), que participará de uma avaliação sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Outra presença importante é do religioso e líder do movimento negro, Frei Davi.

Ainda participarão diversos parlamentares, entre eles o senador de Pernambuco e ex-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Armando Monteiro. O ator Odilon Wagner e o presidente da Central Única das Favelas (CUFA), Preto Zezé, também compõem a lista de convidados do congresso.

ELEIÇÕES NA UBES
A eleição do novo presidente e da nova diretoria da UBES é realizada de forma congressual, semelhante ao que ocorre em outras entidades como OAB, CUT e CNBB. As chapas se organizam em teses que são apresentadas, discutidas e eleitas na plenária final do Congresso, no último dia do encontro. Nesse momento são votadas por delegados as propostas consensuais, divergentes e, por fim, os estudantes elegem o novo presidente e a composição da diretoria para os próximos anos. Além dos delegados (estudantes eleitos nas escolas e grêmios), podem participar do congresso observadores credenciados.

SERVIÇO:
O que: 39 º Congresso da UBES
Data: de 1 a 4 de dezembro
Local: em São Paulo, no Expo Center Norte e no Colégio Salesiano Santa Teresinha
Informações no email: ubesecundarista@gmail.com

OUTRAS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Rafael Minoro
União Nacional dos Estudantes(UNE)
11 8614.2689 - imprensa@une.org.br
STARTPRO

Nenhum comentário: