terça-feira, 13 de março de 2012

CARTA ABERTA À POPULAÇÃO RIBEIRÃOPRETANA

SOBRE O RETROCESSO NOS INSTRUMENTOS DE CONTROLE SOCIAL E DEFESA DE DIREITOS NO MUNICÍPIO DE RIBEIRÃO PRETO

Todos  tem acompanhado as ações do atual governo municipal no sentido de controlar os conselhos de defesa de direitos, conquistados pela população a partir do final da ditadura militar. Os conselhos são instrumentos criados exatamente para garantir que o poder público agirá no sentido de atender às demandas e necessidades dos cidadãos e das cidadãs, e não voltado para interesses corporativos desse ou daquele segmento. Participam dos conselhos representações dos mais diversos segmentos da sociedade, e também do governo, a fim de garantir decisões que considerem a diversidade e a complexidade da questão em pauta.

Primeiro foi o Conselho Municipal do Meio Ambiente, em 2009, cuja presidência passou para as mãos governo, numa manobra espúria para diminuir o controle da sociedade civil e ambientalistas para a garantia da preservação ambiental, na contramão absoluta do que o restante do mundo está fazendo.

Depois foi o Conselho LGBT, criado em 2010, já sob a presidência do governo, e com uma imensa disparidade na quantidade de representações governamentais e da sociedade civil.

Agora, a voracidade ditatorial do governo Darcy Vera voltou-se contra o Conselho Municipal da Cultura, responsável direto pela democratização das políticas culturais no município nos últimos anos, graças ao poder de deliberar as prioridades e a aplicação do orçamento da cultura em Ribeirão Preto.

No dia 3 de dezembro de 2011, foi realizada de forma aberta, democrática e inovadora a eleição do Conselho Municipal de Cultura de Ribeirão Preto, CMC. Infelizmente, passada a eleição e publicados os resultados, um grupo descontente levantou questionamentos descabidos quanto à transparência e idoneidade deste processo eleitoral, por meio de um recurso encaminhado à Secretaria Municipal de Cultura que o encaminhou à Secretaria Municipal de Negócios Jurídicos.

Depois de consultada, essa última secretaria manifestou-se no sentido de que, sendo uma eleição de representantes da sociedade civil, não caberia ao Poder Público tomar algum posicionamento. Diante disso e de forma imprópria e indevida, a Secretaria Municipal de Cultura encaminhou o recurso ao Ministério Público, que até o momento não se manifestou. Entendemos que um recurso encaminhado ao Ministério Público não impede o andamento normal do processo de posse dos novos conselheiros e sua publicação no Diário Oficial do município. Até o momento, a prefeita se recusa a dar posse aos conselheiros eleitos.

Vivemos em uma situação, na qual o mandato do conselho anterior já se expirou e o conselho eleito não foi empossado. Nesse interregno, observamos que o Poder Público aproveita-se deste hiato para encaminhar uma serie de decisões importantes, sem passar pelo poder deliberativo do CMC. Entre esses encaminhamentos, consta a transferência da Secretaria Municipal de Turismo para o Centro Cultural Palace, sem discussão pelo CMC; outro, que consideramos gravíssimo, foi a tentativa da senhora prefeita de retirar o poder deliberativo do CMC e alterar a sua composição, incluindo representações do Poder público sem nenhuma afinidade com a questão cultural.

Esclarecemos, por fim, que o CMC sempre teve total autonomia para deliberar a respeito das políticas públicas de Cultura, no município. Assim, exigimos a posse imediata dos novos conselheiros e o fim desta instabilidade provocada deliberadamente pelo próprio Poder Público.

Precisamos estar atentos, para evitar que alcaidessa de Ribeirão Preto continue tirar da sociedade civil o direito e poder de acompanhar e direcionar as ações do seu governo para o bem comum da população.

Ribeirão Preto, 12 de março de 2012.

Associação Amigos do Memorial da Classe Operária – UGT

Associação Cultural e Ecológica Pau Brasil

Associação Cultural Quarteto de Cordas de Ribeirão Preto

Centro Cultural Orunmilà

Cia Teatral Ainda Sem Nome

Cia Teatral Boccaccione

Coletivo Fuligem de Comunicação e Arte

Coletivo Óbvios Mexidos

Grêmio Recreativo Escola de Samba Bambas

Grêmio Recreativo, Social, Cultural, Esportivo Escola de Samba Tradição do Ipiranga

Escola de Samba Acadêmicos de Bonfim Paulista

ONG Vivacidade

Ponto de Cultura Casa das Artes

Ponto de Cultura Projeto Kabuki

Ponto de Cultura Mosaico dos Bambas

Projeto Sala de Teatro

Sibipiruna – Pontão de Cultura de Ribeirão Preto

União das Entidades Carnavalescas de Ribeirão Preto e Região

Adria Maria Bezerra e Marley Barros – eleitas para cadeira de Carnaval

Carlos A. Cordeiro de Sá F. e Renato Andrade - eleitos para a cadeira de Artes Plásticas

Flávio G. Racy e Nathalia F. Silva – eleitos para cadeira de Teatro

Cleber S. dos Santos e Tiago C. Alves – eleitos para cadeira deAssociação de Bairro

Franscimara Jordão Abdala e Yoshito Endo – eleitos para cadeira de Artesanato

Elza Rossato – eleita para cadeia de Fotografia

Giorgi Denner – eleito para a cadeira de Cinema e Vídeo

Isabela Pessotti e Renata Defina – eleitas para a cadeira de Dança

Jeziel Paiva e Jorge Nascimento – eleitos para cadeira de Música

José A. C. Lages e Carlos Paladini– eleito para cadeira de Patrimônio Histórico e Cultural

Lucas P. S. Arantes e Luiz Nicolau M. Bapstista – eleitos para cadeira de Literatura

Luciana Rodrigues e Leonardo B. Prizon – eleitos para cadeira de Associações Culturais

Luis A. Adelino e Ana Lúcia G. L. Silva – eleitos para cadeira de Capoeira

Maicon M. Moreira e Robson B. Silva – eleitos para cadeira de Hip Hop

Paulo César P. Oliveira e Roger Zanetti – eleitos para cadeira de Cultura Afro

Renata R. Oliveira e Renato F. Carvalho – eleitos para cadeira de Movimentos Sociais

Nenhum comentário: