domingo, 11 de setembro de 2011

2º Fórum Regional da Coleta Seletiva à Cidadania

Tive a grata oportunide de entrevistar o Dr. Sebastião Donizete promotor de nossa cidade e um dos idealizadores do fórum neste último sábado dia 10 de Setembro no programa que faço na CMN com o vereador André Luis, e posto abaixo mais informações do fórum que acontece no próximo dia 15 de Setembro.

Com o título “Coleta Seletiva: Soluções e Desafios”, o 2º Fórum Regional da Coleta Seletiva à Cidadania será realizado, no dia 15 de setembro, das 8 às 17 horas, no Anfiteatro Principal da Unip (Universidade Paulista), à avenida Carlos Consoni, 10, Jardim Canadá. O evento promoverá debates sobre questões socioambientais e de saúde pública. Os temas propostos para a segunda edição do encontro são: Sistema de Incineração, Coleta Seletiva e Inclusão Social e Política Nacional de Resíduos Sólidos: Conquistas e Perspectivas.
Segundo Eliana Camolese Borges, assistente social responsável pelo Projeto Mãos Dadas – vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social - e membro da Comissão Organizadora do Fórum, o objetivo é propor ações concretas junto à população de toda a região. “Pretendemos discutir os desafios da implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos no contexto municipal, os impactos causados na continuidade de projetos voltados à cidadania e à educação socioambiental e o impacto da incineração como custo social, ambiental e econômico. Além de criar um espaço permanente de troca de vivências, saberes e capacitação continuada regional de cooperados, técnicos e gestores”, afirma.
O público alvo do evento são gestores públicos, estudantes, educadores, profissionais técnicos ligados à gestão ambiental e coleta seletiva, cooperativas de materiais recicláveis, instituições educacionais, universidades, associações, sindicatos, empresas privadas e o profissionais liberais. As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas por meio do blog http://forumregionaldacoletaseletiva.blogspot.com.

Convidados

Durante a abertura do 2º Fórum Regional estarão presentes a prefeita de Ribeirão Preto, Darcy Vera; o promotor de Justiça, relator do Subgrupo de Agentes Ambientais do Núcleo I da Rede de Atuação Protetiva de Direitos Sociais e coordenador geral do fórum, Sebastião Donizete Lopes dos Santos; Jeni Silvério, presidente  da Cooperativa Mãos Dadas; e o professor doutor José Moacir Marin, coordenador do Campus de Ribeirão Preto da USP (Universidade de São Paulo) e representante dos Parceiros do Projeto Mãos Dadas. O mediador do evento será o doutor em Política Social pela Universidade de Brasília e professor de Sociologia do Direito da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, Márcio Henrique Pereira Ponzilacqua.
                   No período da manhã, estarão presentes Benilton Couto da Cunha, gerente Executivo da Diretoria de Desenvolvimento Sustentável do Banco do Brasil, Paulo Mancini, coordenador do Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de São Carlos, Maria Ruth Freitas Takahashi e Ana Maria Marins, do Projeto Coleta Seletiva Brasil-Canadá. Já à tarde, o evento contará com a participação da responsável pela Coordenadoria de Limpeza Urbana de Ribeirão Preto, Ana Cristina Delgado Moreira, do professor da Escola de Engenharia da USP (Universidade de São Paulo) Valdir Schalch, do juiz Federal de Piracicaba, João Carlos Cabrelon de Oliveira e do deputado Federal e relator da Política Nacional de Resíduos Sólidos, Arnaldo Jardim. Em ambos os períodos haverá um representante do Movimento Nacional de Catadores de Material Reciclável.
                  

ATENDIMENTO À IMPRENSA
Milagre do Verbo – Agência de Comunicação. Fones: (16) 3941-6920, 3941-6921 e 9201-7887
Mariana Pacheco (16 – 8169-6757) e Fernando Bueno (16 – 9131-5326)
E-mails:
mariana.pacheco@milagredoverbo.com.br e fernando.bueno@milagredoverbo.com.br
Facebook: Milagre do Verbo – Twitter: @milagredoverbo

Nenhum comentário: