quinta-feira, 29 de setembro de 2011

TRÊS TIPOS DE CATÓLICOS


Católico ou Caótico, Apostólico ou Apostático, Romano ou Romântico.

1. CATÓLICO OU “CAÓTICO”?
Muitos católicos não sabem o que é ser católico, por isso vivem trocando de religião. Em vez de: católico-apostólico-romano passa a ser: Caótico-apostático-romântico
 “católico-caótico”. Faz uma salada, e a religião passa a ser suas conveniências, catando aqui e ali meias verdades, bota tudo no “liquidificador” do seu egoísmo e da sua ignorância, aperta o botão das suas conveniências, e, dá aquela mistura caótica de católico-umbandista-cientificista-espiritualista-esotérico-maçonista e, diabo-a-quatro. E depois se mete a discutir religião sem entender bulhufas.
A Fé desse cristão caótico fica superficial, não quer se comprometer com a Fé, com as pessoas, com a justiça social, com a política do compromisso com a ética do bem-comum; e, por aí afora. O cristão caótico cria um caos entre Fé e Vida, entre Fé e as realidades temporais onde ele deve atuar. O “caótico” cria uma religião, à imagem e semelhança de suas idéias e gostos. Assim é fácil, não?
 2. APOSTÓLICO OU “APOSTÁTICO”?
Outro tipo de católico original, mas muito comum, é o que afirma, nos recenseamentos, ser católico-apostólico, mas, em vez de “apostólico”, ele é “apostático” - vai “apostando”, como o “caótico”, num sincretismo religioso, numa mistura de religiões ou fantasias religiosas, superstições que não podem caber num “mesmo saco”, numa mesma vida. Assim, de manhã, o “apostático” aposta na missa. Ao meio dia, aposta no horóscopo e à noite, em que “aposta” o nosso “apostático”? No terreiro, saracoteando na macumba, ou qualquer seita ou crença que lhe ofereça milagres, sem saber que o fortalecimento da fé é o verdadeiro milagre
E assim vai ele, pela vida, sem convicção cristã nenhuma, sem compromisso com a Fé. Uma religião na base da emoção, da fantasia, sem firmeza histórica, sem firmeza evangélica, sem firmeza da Fé. Apostando no que lhe convém no momento… Nem cristão, nem católico, nem apostólico, mas: “apostático”…

3. ROMANO OU “ROMÂNTICO”?
Vimos os dois tipos de cristãos batizados e crismados com os quais o Espírito Santo da Crisma não terá chance nenhuma de contar para o testemunho da Fé. São os católicos “caóticos” e os “apostáticos”.
Mas há uma 3ª espécie muito caracterizado e muito comum entre nós. É o chamado cristão-católico “romântico”: Dizemos “romântico” o católico superficial, que tem as emoções como termômetro da Fé; o que se apega a superficialidade da religião, sem convicções profundas, e que age ao sabor do “gosto não-gosto”. Não tem firmeza da Fé, a constância da Esperança nem a fidelidade do Amor que orientam a vida, mas sim, os “gostinhos” e preferências da ocasião, da “moda”.
“Romântico” é o católico que não perde a procissão do Senhor Morto e faz questão de depositar seu beijo no Senhor Morto. Mas foge, na vida do dia-a-dia, de “beijar” o Senhor vivo do Evangelho, o Cristo da justiça, do amor ao irmão, do perdão. É fácil beijar um “Senhor Morto” de madeira, de pedra, de gesso: quero ver é você beijar o Cristo do Evangelho, quando exigem tomadas de posição na caminhada da Igreja, na justiça etc.
Católica “romântica” é aquela que me dizia: “Ah! padre, o dia da 1ª comunhão de minha filha, quero que fique ‘Linda’. “Romântico” é o cristão que lê o Evangelho, concordando com umas coisas que Jesus disse e não concordando com outras que o mesmo Jesus disse. E, por aí afora, meus amigos, quantos cristãos e cristãs romântico (a)s”, não? E onde fica o Batismo dessa gente, onde fica a Crisma com o Espírito Santo exigindo uma vida coerente com o Evangelho, com a Igreja e não com os caprichos de cada um?
                                                            Padre José Ribolla,


REUNIÃO DE FÉ E POLITICA

Venha construir e contribuir para um novo tempo,  um novo pensar
DIA – 04 de outubro (terça-feira)
HORAS - 20:00
LOCAL - RUA: VICENTE GOLFETO, 453
BIBLIOTECA – ELZA CAZULA – LAPA

Contamos com a sua participação!!!

“É graça divina começar bem. Graça maior persistir na caminhada certa.
Mas graça das graças é não desistir nunca”.
Dom Hélder Câmara


Nenhum comentário: